Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5198
Title: Programa nacional de alfabetização na idade certa: da teoria ás práticas em sala de aula no Município de São José de Piranhas.
Other Titles: National literacy program at the right age: from theory to classroom practices in the Municipality of São José de Piranhas.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Anne Jakeline de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOVIKOFF, Cristina.
Keywords: Alfabetização;PNAIC;Prática pedagógica;Docentes Alfabetizadoras;Literacy;Pedagogical practice;Literacy Teachers
Issue Date: 5-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Anne Jakeline Gomes de. Programa nacional de alfabetização na idade certa: da teoria ás práticas em sala de aula no município de São José de Piranhas. 2016. 86 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa monografia intitulada “Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: da teoria às práticas em salas de aula no município de São José de Piranhas”, tece algumas considerações em torno do tema Política Nacional de Alfabetização. Tem como questão de pesquisa a necessidade de se compreender de que modo a alfabetização preconizada pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) vem sendo implementada no município de São José de Piranhas - PB. Consiste em uma investigação de como acontece às práticas pedagógicas das docentes alfabetizadoras do PNAIC nos três primeiros anos do ensino fundamental tendo em vista, o percurso de correspondência da teoria às práticas de alfabetização à luz do que preconiza o PNAIC. As discussões teóricas mostraram o contexto da criação do PNAIC, os conceitos de alfabetização e letramento na concepção do PNAIC, de Magda Soares (2012) e de Paulo Freire (2009; 2005; 2009). A pesquisa realizou-se tomando como base a metodologia qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada aplicada junto a seis professoras do PNAIC de duas escolas públicas do município de São José de Piranhas - PB, bem como com as duas orientadoras de estudo e a coordenadora pedagógica do referido Programa. Este estudo amplia as discussões sobre a relevância do processo de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados da investigação mostram que as educadoras entrevistadas desenvolvem suas práticas educativas seguindo preponderantemente a concepção de alfabetização do PNAIC, limitando-se ao que lhes é imposto por um Programa educacional abandonando assim, a concepção de alfabetização como uma política de interação com o mundo defendida por Freire.
Abstract: This monograph entitled "National Program for Literacy at the Right Age¹: from theory to practice in classrooms in São José de Piranhas", presents some considerations about the theme National Literacy Policy. Its research question the necessity of understand how literacy recommended by the National Program for Literacy at the Right Age (PNAIC) has been implemented in São José de Piranhas - PB. It consists in a research of how it works the pedagogical practices of literacy teachers of PNAIC in the first three years of elementary school, considering the correspondence progress from theory to literacy practices in light of what is recommended by the PNAIC. The theoretical discussions showed the context of the creation of PNAIC, literacy and initial reading instruction concepts in the design of PNAIC, Magda Soares (2010, 2012) and Paulo Freire (1996; 2005; 2009). The research was realized based on the qualitative methodology. The data collection instrument used was one semi-structured interview applied with six PNAIC teachers of two public schools in São José de Piranhas – PB, as well as the two guiding study and the pedagogical coordinator of the program. This study extends the discussions on the relevance of literacy process in the first three years of elementary school. The research results show that the teachers interviewed develop their educational practices following mainly the design of PNAIC literacy, limited to what is imposed on them by an educational program abandoning thus the conception of literacy as an interaction policy with the world defended by Freire.
Keywords: Alfabetização
PNAIC
Prática pedagógica
Docentes Alfabetizadoras
Literacy
Pedagogical practice
Literacy Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5198
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNE JAKELINE GOMES LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfAnne Jakeline Gomes de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2016.853.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.