Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7433437719049717pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, Carolina Silva de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775370812173796pt_BR
dc.contributor.referee1MAIA, Rafael Trindade.-
dc.contributor.referee2SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva4-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo investigar a relação entre gravidez na adolescência e evasão escolar. Como objetivos específicos: Analisar quais foram os motivos que levaram as jovens a evadirem da escola; verificar qual o período de gestação em que se dá à evasão escolar; investigar se na escola em que essas jovens estudam ou estudavam são trabalhados temas sobre sexualidade com os alunos; compreender se a escola orienta essas adolescentes grávidas a não evadirem da escola durante o tempo de gestação e ainda analisar as perspectivas futuras das adolescentes em relação ao estudo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa na qual fez-se uma análise documental da quantidade de adolescentes grávidas no período dos anos de 2014 ao início de 2016 na cidade de Sumé. Foram realizadas ainda entrevistas com adolescentes que tiveram filhos e não estão mais estudando e com profissionais da área da educação, isto é, professores e coordenação pedagógica. Os resultados mostraram que as adolescentes não planejaram a gravidez e as mesmas evadem da escola logo nos primeiros meses da gestação. As adolescentes sentem falta de orientação tanto dos familiares como das instituições em que estudam no que diz respeito aos temas sobre sexualidade. No tocante aos relatos dos professores e da coordenadora pedagógica, verificou-se que ambos adotam uma postura passiva diante da situação aqui discutida. Estes dados possibilitam pensar na importância da formulação e implementação de políticas públicas específicas voltadas para a abordagem familiar envolvendo o tema em questão. Ressalta-se ainda a participação da sociedade em geral, trabalhando conjuntamente com a família e a escola os temas correlatos, envolvendo, assim, os fatores biopsicossociais. Trata-se de sugestão para novas investigações que visam compreender melhor a complexidade presente na relação adolescência, gravidez e escola, bem como buscar novas possibilidades eficientes de abordagem sobre o tema supracitado que direta ou indiretamente reflete em toda a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGravidez na adolescência e evasão escolar.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the relationship pregnancy in adolescence and truancy. as specific objective: to analyze what were the reasons that led the young school circumventing; verify the gestation period in which the will truancy; investigate whether the school where these young people study or studying are worked themes of sexuality with students; understand if the school directs these teenagers pregnant not to evade school during the time of pregnancy and examining the future prospects of adolescents in relation to the study. Therefore, a quantitative-tative research in which he was a documentary analysis of the amount of teenage pregnancies in the period of the years 2014 to early 2016 in the city of Sumé was held. There were also interviews with teenagers who have children and are not studying and education professionals, that is, teachers and pedagogical coordination. The results show that adolescents did not plan the pregnancy and the same evade the school in the first few months of pregnancy. Adolescents Septem lack of guidance both families and institutions where they study, with regard to issues of sexuality. With regard to reports of teachers and educational coordinator, it was found that both adopt a passive attitude to discussed situaçãoaqui; These data make it possible to think of the importance of the formulation and implementation of public policies for the family approach involving the issue at hand. It is worth noting the participation of society in general, working together with the family and the school related issues, involving, well, social biopsicos factors. it is suggested for further research aimed at better understanding the complexity of this relationship in adolescence, pregnancy and school as well as seek new possibilities for efficient approach on the above subject that directly or indirectly reflected in every society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5199-
dc.date.accessioned2019-07-31T12:07:37Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T12:07:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectEducation  pt_BR
dc.subjectSchool dropout  pt_BR
dc.subjectTeenage pregnancypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Janoelma França.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeenage pregnancy and dropout.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Janoelma França. Gravidez na adolescência e evasão escolar. 2016. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5199pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JANOELMA FRANÇA SILVA - TCC LECAMPO 2016.pdfMaria Janoelma França Silva - TCC LECAMPO 2016469.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.