Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARRETO, R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6515293953025773pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8661951334734066pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.barreto-
dc.description.resumoEsta pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, localizada no município de Livramento – PB, tendo como objetivo conhecer o contato dos (as) alunos (as) da EJA com os meios tecnológicos digitais dentro da sala de aula, ou seja, se os alunos fazem o uso desses recursos. Com isso, quis refletir diante a minha pesquisa a importância do uso das tecnologias digitais, mas que sirva de conhecimentos para muitos professores (as) os quais não se dão conta de que a sua metodologia de ensino pode ter inovaçõespara que os alunos possam alcançar uma melhor aprendizagem e desenvolvimento na sua formação. Pelo fato das tecnologias representarem algo inovador, levanta questionamentos acerca da possibilidade de ser algo que venha a atrapalhar o ensino, pelo possível abandono do livro que é a principal ferramenta de trabalho na aula. Mas foi referindo a isso que propus esta pesquisa refletindo sobre a importância que as tecnologias digitais têm frente aos alunos (as), sem deixar de lado o livro, pois se trata de uma peça fundamental para o aprendizado e a formação dos educandos (as). Os recursos tecnológicos digitais e não digitais podem ser conjuntamente dentro da sala de aula como uma forma de inovar no método de ensino e aprendizagem. Diante disso pelas observações que pude fazer na sala de aula com os (as) alunos (as) busquei perceber se as tecnologias estão sendo utilizadas na EJA, posta como ferramenta metodológica no ensino para desenvolver e melhorar o aprendizado dos alunos (as), e não obtive nenhum conhecimento de que ocorra o uso das tecnologias, embora os alunos (as) tenham afirmado e deixaram bem caro no questionário que fazem o uso das mesmas e que aprendem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias na turma da EJA na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro em Livramento-PB.pt_BR
dc.date.issued2016-05-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5201-
dc.date.accessioned2019-07-31T12:42:04Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T12:42:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducation  pt_BR
dc.subjectTechnologies  pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARRETO, Rayla Campos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of technologies in the EJA class in the municipal school of elementary school and minister Alcides Carneiro in Livramento-PB.pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO, Rayla Campos. O uso das tecnologias na turma da EJA na escola municipal de ensino infantil e fundamental ministro Alcides Carneiro em Livramento-PB. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5201pt_BR
dc.description.resumenEsta umainvestigacíoncuantativa e cualitativa que fue realizada em la Escuela Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, localizada en ciudade de Livramento PB, tiendo como objetivo conocer lo contacto de los alumnos y alunnas de la modalidad EJA con los medios tecnologícosdigitais dentro de la aula de clase, o sea, se alumnos hacen lo uso de estas recursos, comisto quise refleja por medio de la mi investigacion la importancia de lo uso de las tecnologías digitais, mais que sirva de conocimiento para muchos profesores los cuales no se dará cuenta de que la méthodologiepeutavoir des innovationsdansl'enseignement para que los alumnos puedam alcanzar uma mejor aprendizaje y desenvolvimento en la su formación. Por el hecho de las tecnologías representarem algo al rededor de la possibilidad de ser algo que venga dificultar lo enseño, por el posible abandono del libro que es la principal herramienta de tabajo en la aula. Más que referiendo a este que he propuesto esta investigación reflejando sobre la importancia que las tecnologías digitais tiene enfrente a los alumnos, sin dejar de lado el libro, pues ya que es uma pieza fundamental para lo aprendizado y la formación de los educandos. Los recursos tecnologícosdigitais y no digitaispuedem ser conjutamentedientro de la aula cómo uma forma de innovar em lo metodo de enseño y aprendizaje. Ainsi, les observations que je pouvais faire en classeavec les alumnos (as) n'apaseuconnaissancequ'il y aura l'utilisation de la tecnologías, bien que les alumnos (as). Je suiscomme une méthodepourobserver si les tecnologías sontutiliséesdansEJA mis commeumaméthodologiedansl'enseignementpourdévelopper et améliorerl'apprentissagedês alumnos (as), et par des observationsontdit et faitqu'ilestcherdans le questionnairequiutilisent des tecnologías et l'apprentissage.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYLA CAMPOS BARRETO - TCC LECAMPO 2016.pdfRayla Campos Barreto - TCC LECAMPO 2016731.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.