Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609337930273664pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Erivan.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339301590700551pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccartigo.souza-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa enfoca sobre o ensino de música não-formal em um ambiente não-formal, mostrando um tipo de educação musical como instrumento pedagógico que está para além das salas de aulas de conservatórios de música e, do ensino exigido pela lei 11.769/2008 que obriga a presença da educação musical nos anos fundamentais do ensino brasileiro. A pesquisa foi motivada pelo meu gosto pessoal pela arte música e, bem como a partir do nosso problema de pesquisa que diz o seguinte: Como a educação musical não formal existente na banda de música Maestro Antônio Josué de Lima, pode amenizar o problema da ausência da educação musical no município de Sumé, a partir de suas práticas pedagógicas em conexão com as escolas de ensino regular. No entanto, no decorrer do processo, percebemos que tal questão só poderia começar a ser respondida se começássemos por compreender como se dá esse ensino não formal no contexto enfocado. Desse modo, o nosso objetivo central passou a ser, observar e, consequentemente, buscar compreensões de como esse processo de transmissão da educação musical não formal se dá no contexto da Filarmônica Maestro Antônio Josué de Lima – para crianças, jovens e adultos – da cidade de Sumé/PB. Assim, obtivemos os dados através dos questionários aplicados na pesquisa de campo que foi feita no local onde acontecem as aulas, tomando como base as informações do professor e dos seus alunos. Concluímos nosso trabalho de pesquisa entendendo que o espaço não-formal oferece grandes oportunidades no aprendizado da música, e que a educação no espaço não-formal vai continuar sendo um importante instrumento que leva o aluno para o convívio social inclusivo e democratizante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA educação musical e o ensino não formal: um estudo sobre a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima da cidade de Sumé – PB.-
dc.date.issued2016-10-
dc.description.abstractThis research focuses on the non-formal music education in a non-formal setting, showing a kind of musical education as a teaching instrument that is beyond the conservatories of classrooms music and education required by law 11,769 / 2008 requires the presence of music education in the key years of Brazilian education. The research was motivated by my personal taste for art and music, as well as from our research problem that says the following: As the existing non-formal music education in Maestro Antonio music band Josué de Lima, can alleviate the problem of absence of music education in the municipality of Sume, from their teaching practices in connection with the normal schools? However, in the process, we realized that such a question could only begin to be answered if we begin to understand how is this non-formal education in focused context. Thus, our main goal has become to observe and consequently seek understanding of how this process of transmission of non-formal music education takes place in the context of the Philharmonic Maestro Antonio Josué de Lima - for children, youth and adults - the city of Sumé / PB. Thus, we obtained the data through questionnaires applied in that field research was done at the place where the classes take place, based on the teacher's information and its students. We conclude our research understanding that the non-formal area offers great opportunities for learning music, and that education in non-formal space will remain an important tool that takes the student to inclusive and democratizing social life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5202-
dc.date.accessioned2019-07-31T12:49:13Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T12:49:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectBandas de músicapt_BR
dc.subjectFilarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima – Sumé - PBpt_BR
dc.subjectMusical education  pt_BR
dc.subjectMusic teaching  pt_BR
dc.subjectNon-formal education  pt_BR
dc.subjectMusic bands  pt_BR
dc.subjectMunicipal Philharmonic Conductor Antonio Josué de Lima - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Simone Barros de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Simone Barros de. A educação musical e o ensino não formal: um estudo sobre a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima da cidade de Sumé – PB. 2016. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE BARROS DE SOUZA - TCC LECAMPO 2016.pdfSimone Barros de Souza - TCC LECAMPO 20161.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.