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Title: Educação de jovens e adultos do campo: a proposta do Projovem Campo Saberes da Terra no Município de Sumé.
Other Titles: Rural youth and adult education: the proposal of the Projovem Campo Knowledges of the Land in the Municipality of Sumé.
???metadata.dc.creator???: SIQUEIRA, Erivaldo Tiago de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Keywords: Educação;Educação de jovens e adultos;Política educacional do campo;Education  ;Youth and adult education  ;Field educational policy
Issue Date: 2-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIQUEIRA, Erivaldo Tiago de. Educação de jovens e adultos do campo: a proposta do Projovem Campo Saberes da Terra no Município de Sumé. 2016. 87f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5207
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o significado de uma política educacional para juventude da agricultura familiar/camponesa concretizada pelo Programa "Projovem Campo Saberes da Terra", que começou no Brasil, levantada por conflitos e reivindicações dos movimentos sociais desde 2005, e suas várias mudanças ao longo das edições, para formação de novas turmas, como o mais recente em 2014, aberta para estados e municípios apresentarem propostas. A abordagem qualitativa numa perspectiva do materialismo dialético contribuiu para a compreensão do objeto, e fundamentou a elaboração de procedimentos e ferramentas de pesquisa e análise de informações, buscamos suporte teórico em BOGDAN (1994), MINAYO (2010) e FRIGOTTO (2010). Para categoria analítica Educação do Campo, nos referenciamos em CALDART (2012), MOLINA (2004) e SILVA (2000, 2009); Política educacional baseada em AZEVEDO (2004) e LIBÂNEO (1994); e a Educação de Jovens e Adultos, que trabalhamos com FREIRE (1987) e PAIVA (1985). O tratamento das informações recolhidas durante a pesquisa buscamos suporte teórico em BARDIN (2010), utilizando a análise do conteúdo que possibilitou identificar os pontos de diálogo entre Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. A exclusão da escolarização desses sujeitos foi tratada ao longo da história por campanhas, projetos e programas geralmente descontínuos e desarticulados entre si. Somente com a proposição dos movimentos do campo e a articulação do Movimento da Educação do Campo no Brasil, vamos ter propostas de escolarização especificas para os jovens e adultos do campo, dentre as quais: O Projovem Campo Saberes da Terra. A implementação da primeira turma deste Programa no Munícipio de Sumé, envolveu egressos da Licenciatura em Educação do Campo, com uma proposta que combina escolarização e qualificação social e profissional, com um currículo integrado por eixos temáticos, que busca contextualizar os conhecimentos a realidade dos educandos/as.
Abstract: This research aimed to understand the meaning of an educational policy for youth from family/peasant agriculture concretized by “Projovem Campo Saberes da Terra” Program, which begins in Brazil, raised by conflits and claims of social movements since 2005, and their several changes along editions, to the formation of new classes, as the most recent in 2014, opened to States and Cities show proposals. The qualitative approach from the dialectical materialism perspective contributed to the comprehension of the object, and grounded the elaboration of procedures and research tools and analysis of information, it was taken theoretical support in BOGDAN (1994), MINAYO (2010) and FRIGOTTO (2010). To the analytics category Field Education, the reference was in CALDART (2012), MOLINA (2004) and SILVA (2000, 2009); Educational Policy based on AZEVEDO (2004) and LIBÂNEO (1994); and TheYouth and Adult Education, it has worked with FREIRE (1987) and PAIVA (1985). The treatment of the collected information during the theoretical research was supported in BARDIN (2010), using the content analysis which enabled identify the points of dialogue between Youth and Adult Education and Field Education. The exclusion of schooling from these students was treated along the history by campaigns, projects and programs usually discontinuous and disjointed each other. Just with the proposition from field movements and articulation of The Field Education Movement in Brazil, we will have proposals of specific schooling for youth and adults from rural areas, among which: “O Projovem Campo Saberes da Terra” Program. The implementation from the first class of this Program in Sumé Town, involved graduated students from Field Education Graduation, with a proposal which combines education and social professional skills, with a curriculum integrated by thematic axes, which demand contextualize acquirements with students reality.
Keywords: Educação
Educação de jovens e adultos
Política educacional do campo
Education  
Youth and adult education  
Field educational policy
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5207
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

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