Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5208
Title: Educação física no processo de aprendizagem: um estudo sobre o corpo em uma escola do campo no cariri paraibano.
Other Titles: Physical education in the learning process: a study about the body in a rural school in cariri paraibano.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Flávia Maria Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
Keywords: Educação - ensino;Educação física;Escola - conteúdo;Education - teaching  ;PE  ;School - content
Issue Date: 30-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Flávia Maria Alves de. Educação física no processo de aprendizagem: um estudo sobre o corpo em uma escola do campo no cariri paraibano. 2016. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5208
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa buscou analisar o trato que o corpo recebe no contexto escolar enquanto objeto de intervenção do conhecimento da Educação Física no ensino Fundamental I da Escola do Campo no cariri paraibano. Esta temática situa-se no âmbito dos estudos relacionados aos processos de aprendizagem, tendo como foco, o ensino da Educação Física, especificamente nas propostas pedagógicas centradas no trato com o corpo no Ensino Fundamental I na escola do campo da comunidade Pio X, que esta localizada no distrito em Sumé, estado da Paraíba. Apresentando como recorte de investigação, o corpo e suas representações enquanto objeto de intervenção da Educação Física. Neste sentido é necessário compreender como o corpo é abordado no cotidiano das aulas e como é representado o conhecimento da Educação Física na escola, tendo em vista que se trata de uma escola do campo, uma vez que o corpo é o principal instrumento de trabalho para o homem campesino. Para tanto, a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico utilizou um questionário, além de um diário de campo como instrumentos para coleta dos dados. Através da pesquisa percebeu-se que os professores da escola do campo apesar da dedicação e esforço, passam por certa dificuldade no tocante das práticas corporais e o uso do corpo nas aulas de Educação Física escolar uma vez que ao deparar com a teoria do processo ensino-aprendizagem oferecida pelos livros didáticos é algo distante da realidade enfrentada nas escolas do campo da região do cariri paraibano.
Abstract: This research seeks to analyze the treatment that the body receives in the school context as an object of intervention of knowledge of Physical Education in elementary school I Field School in cariri paraibano. This theme is located in the studies related to learning processes, focusing on the teaching of Physical Education, specifically in the pedagogical proposals centered on dealing with the body in the elementary school in the school field of Pio X community, which is located in the district in Sumé, state of Paraiba. Featuring as research cut, the body and its representation as an object of intervention of Physical Education. In this sense it is necessary to understand how the body is covered in the daily routine of classes and it is represented knowledge of Physical Education at school, considering that it is a field school, since the body is the main working tool for man campesino. Therefore, the qualitative research of phenomenological nature used a questionnaire, plus a diary as tools for data collection. Through research it was noticed that the field school teachers despite the dedication and effort, experience some difficulty in terms of bodily practices and the use of the body in Physical Education classes as to come across the theory of teaching process -learning offered by textbooks is something far from reality faced in schools field of cariri paraibano.
Keywords: Educação - ensino
Educação física
Escola - conteúdo
Education - teaching  
PE  
School - content
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5208
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA MARIA ALVES DE ARAUJO - TCC LECAMPO 2016.pdfFlávia Maria Alves de Araújo - TCC LECAMPO 2016386.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.