Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Luiz Antonio Coêlho-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, L. A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781635627109670pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA FILHO, Gilvan Dias de.-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Alex Bruno F. M. do.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2015.tccartigo.silva-
dc.description.resumoA Gestão Escolar é de fundamental importância na medida em que se deseja uma escola que atenda as exigências da vida social, a qual deve se expressar através de uma prática que compreende as ações educativas, administrativas e de pessoal, onde o tipo de gestão realizada nas instituições escolares destaca-se como um elemento estratégico, pois o modelo de gestão é responsável pelo sucesso ou fracasso da organização do processo de trabalho da educação, e pode ser percebida como um instrumento para a efetivação das políticas públicas da educação, pois ela pode favorecer a manutenção ou a transformação de um determinado contexto. Este estudo apresenta uma proposta que tem como objetivo geral investigar de que forma é realizada a prática da Gestão Escolar para a organização e o desenvolvimento do Trabalho Escolar no âmbito da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB. E como objetivos específicos, têm-se: demonstrar como a gestão tem contribuído com a prática pedagógica da escola; identificar que fatores atuam como determinante na configuração dos processos de gestão da Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, em Amparo-PB; verificar o nível de preparação do gestor da escola analisada e o reconhecimento das tarefas fundamentais de um gestor escolar. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico e documental, com estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, através de um estudo empírico. Como resultados, obteve-se que a tendência na gestão da escola do estudo é ser considerada democrático-participativa, porém com indícios da gestão técnico-científica ou burocrática. Conclui-se, portanto, que existe um bom relacionamento entre professores e gestores, além de grande participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe school management is of fundamental importance in that if you want a school that meets the demands of social life, which must be expressed through a practice that comprises the administrative and personnel educational activities where the type of management carried out in institutions School stands out as a strategic element because the management model is responsible for the success or failure of the organization of the education work process, and can be perceived as an instrument for the realization of public policies of education, because it can foster maintenance or processing of a given context. This study presents a proposal that has the general objective to investigate how it is carried out the practice of School Management for the organization and development of the School Working under the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva in Amparo-PB. And as specific goals, we have: demonstrate how the management has contributed to the pedagogical practice of school; identify what factors act as a determinant in shaping the municipal school management processes Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva in Amparo-PB; check the school manager's level of preparedness analyzed and the recognition of the fundamental tasks of a school manager. The methodology of this work is a bibliographical and documentary stamp with descriptive study of a qualitative nature, through an empirical study. As a result, it was found that the trend in the study of school management is to be considered democratic, participatory, but with evidence of scientific and technical or bureaucratic management. We conclude, therefore, that there is a good relationship between teachers and managers, and large participation of all stakeholders in the school community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209-
dc.date.accessioned2019-07-31T14:33:28Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T14:33:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Adriana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool management: study at the Ildefonso Anselmo da Silva Municipal School of Basic Education in Amparo-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Adriana. Gestão escolar: estudo na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo-PB. 2015. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5209pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ADRIANA SILVA - TCC GESTÃO PÚBLICA 2016.pdfMaria Adriana Silva TCC - GESTÃO PÚBLICA 2015.424.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.