Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
Title: Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo.
Other Titles: From narrative to dramaturgical, from reading to rewriting literary texts: a way to literature in the country school.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Valéria.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Mônica Negreiros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Duílio Pereira da Cunha.
Keywords: Educação - ensino;Escola do campo;Leitura - leitor;Texto literário;Education - teaching  ;Country school  ;Reading - reader  ;Literary text
Issue Date: 2-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Gilmara Maria dos Santos. Do narrativo ao dramatúrgico, da leitura à reescrita de textos literários: um caminho para a literatura na escola do campo. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo como foco a prática da leitura literária na sala de aula do ensino fundamental da escola do campo, a presente pesquisa buscou averiguar sua presença neste espaço, especialmente no que se refere ao gênero dramático, como também de promover estratégias inovadoras na formação do leitor mediante novas possibilidades de leitura do texto literário na sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma experiência de leitura junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito Pio X (zona rural), do Município de Sumé-PB, a partir de uma proposta que incluiua apresentação de diferentes modalidades de leitura da tradicional narrativa para crianças conhecida como Chapeuzinho Vermelho e da sua versão brasileira escrita por Chico Buarque, intitulada Chapeuzinho Amarelo, e, na sequência um exercício de produção textual realizado pelos alunos apoiado no diálogo entre o gênero narrativo e o dramático.
Abstract: Focusing the literary reading practice in a classroom from the elementary level of the countryside school, this research aimed verify its presence in this field, especially regardingthe dramatic genre, as also to promote innovative strategiesin the reader training through new possibilities of literary text reading in the classroom. Therefore, it was developed an experience in reading with students from the 9th grade of elementary school from Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in Pio X District (rural area), Sumé – PB town, starting from a proposal that includes the presentation of different types of reading, by using some theatrical languageelements, from the knowing narrative for children entitledLittle Red Riding Hood and its Brazilian version written by Chico Buarque, entitled Little Yellow Riding Hood and, in sequence an exercise of text production made by the students supported at the dialogue between the narrative genre and the dramatic genre.
Keywords: Educação - ensino
Escola do campo
Leitura - leitor
Texto literário
Education - teaching  
Country school  
Reading - reader  
Literary text
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5210
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILMARA MARIA DOS SANTOS ARAÚJO - TCC LECAMPO 2016.pdfGilmara Maria dos Santos Araújo - TCC LECAMPO 20163.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.