Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, G. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5523133692905665pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2ATAÍDE, José Irelânio Leite de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.nunes-
dc.description.resumoEsta produção cientifica intitulada „Diagnóstico dos laboratórios de informática e uso do computador, como ferramenta de apoio pedagógico: o contexto das escolas do campo no Cariri paraibano‟. Que teve como principal objetivo, identificar e realizar um diagnóstico dos laboratórios de informática nas escolas do campo no Cariri Paraibano, através dos docentes das escolas pesquisadas sobre a utilização da informática computadorizada, no planejamento de suas disciplinas. Partindo da sistemática questão investigadora de se conhecer, Como o uso didático da informática, e do computador, enquanto ferramenta de apoio, em Escolas públicas de características populacionalmente campesina, poderia contribuir pedagogicamente, com a qualidade pública da educação no Cariri? Está organizada em cinco momentos, contendo três secções. Possuindo relevância de caráter qualitativo, social e político, sobretudo, para a Educação pública regional do Cariri paraibano. Os resultados apresentados são oriundos das respectivas inferências reflexivas teóricas e analíticas averiguadas, dos fatos, sobre os êxitos e desafios, contemplados pela coleta dos dados. Infundidos em conhecimentos teóricos validados, fundados (Veiga (2015) com os conceitos de rural e urbano; Pierry Lèvy (1993) com as tecnologias de inteligência mecânica; Libâneo (2009) e Miranda (2012) com a formação de pedagogos virtuais; Tajra (2008) e Cox (2008) com a informática na educação escolar e as ferramentas pedagógicas), que relacionados ao tema discutido, fez-se necessário ir a campo. Aplicar questionários com docentes de três instituições escolares, em três municípios situados no Cariri Ocidental e Oriental da Paraíba, (São João do Cariri, Serra Branca e Sumé). Com o estudo observou-se que, no geral, as escolas, ainda, indispunham de condições favoráveis, ou básicas, para o bom funcionamento, e retirada do máximo proveito, dos equipamentos disponibilizados, oriundos do erário público, para as finalidades educativas escolares. Isto é imprescindível, pois, na atualidade, não saber fazer uso, devido, da informática interconecta a dispositivos tecnológicos, pode ser um problema social grave de cunho educativo. E na educação, este gargalo desafiador, não é diferente e não pode ser desprezado, sobretudo, para as escolas do campo. Pois o uso didático destes meios pedagógicos de apoio tem sido prejudicado, por aspectos condicionadores impeditivos. Os ambientes de informática e os computadores disponíveis nestes espaços escolares encontram-se: inexistentes (no caso dos laboratórios); ou defeituosos (no caso das máquinas que se tornam obsoletas e sem uso). Deste modo, considerou-se que um dos principais problemas diagnosticados foi à falta de funcionários (responsável, técnico, docente) capacitados para atender as demandas; superação (obsoleta) dos equipamentos e falta de recursos financeiros para manutenção; dentre outros. Portanto pôde-se afirmar que problemas afetam diretamente a qualidade educacional, não como algo redentor, mas como complemento didático de apoio ao ensino-aprendizagem que contribuiria, se estivesse presentes. Foram produzidos conhecimentos relativos ao uso didático do computador e dos respectivos ambientes de informática, existentes em escolas do Cariri, e que, encontram-se, quase sempre, em desuso, em função das condições desordenadas. Da aplicação de políticas públicas elaboradas e implantadas, no atual sistema de ensino, no contexto da Educação Informática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDiagnóstico dos laboratórios de informática e uso do computador, como ferramenta de apoio pedagógico: o contexto das escolas do campo no Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2016-02-02-
dc.description.abstractThis scientific production titled „Diagnosis of computer labs and computer use, such as educational support tool: the context of schools field in Cariri‟. Which aimed to identify and carry out a diagnosis of computer labs in schools field in Cariri Paraibano, through the teachers of the schools surveyed on the use of computerized information technology, in planning their disciplines? Starting from systematic research question of knowing, as the educational use of computers, computer as a support tool in Public Schools populacionalmente peasant characteristics, could contribute pedagogically, with the public quality of education in Cariri? It is organized in five moments, containing three sections. Possessing relevant qualitative, social and political character, especially for regional public education Cariri. The results presented are from the respective inferences theoretical and analytical reflective ascertained the facts on the successes and challenges covered by the data collection. Infused on validated theoretical knowledge, founded (Veiga (2015) with the concepts of rural and urban; Pierry Lèvy (1993) with the mechanical intelligence technologies; Libâneo (2009) and Miranda (2012) with the formation of virtual educators; Tajra (2008) and Cox (2008) with information technology in school education and pedagogical tools) that related to the subject discussed, it was necessary to go into the field. Apply questionnaires with three educational institutions teachers in three municipalities located in the Western and Eastern Cariri of Paraíba (São João do Cariri, Serra Branca and Sumé). With the study found that, overall, schools also indispunham favorable conditions, or basic, for the proper functioning, and withdrawing most out, the equipment available, from the public purse, for school educational purposes. This is essential because, at present, does not know how to make use due, computer interconnects to technological devices, can be a serious social problem of educational nature. And in education, this challenging bottleneck is no different and cannot be neglected, especially for schools field. For the didactic use of these pedagogical means of support it has been hindered by factors impeding conditioners. The computer environments and computers available in these school spaces are: non-existent (in the case of laboratories); or bad (in the case of the machines become obsolete and unused). Thus, it is considered that one of the main problems identified was the lack of employees (accounting, technical, teaching) trained to meet the demands; overcoming (obsolete) equipment and lack of funds for maintenance; among others. So it could be said that problems directly affect the quality of education, not as something redemptive, but as a teaching supplement to support teaching and learning would help, if present. Knowledge were produced for the educational use of computers and their computer environments existing in Cariri schools, and which are almost always out of favor, depending on the disordered conditions. The application of public policies designed and implemented in the current education system in the context of Computer Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5211-
dc.date.accessioned2019-07-31T14:40:30Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T14:40:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - escolapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectApoio pedagógico - informáticapt_BR
dc.subjectEducation - school  pt_BR
dc.subjectField Education  pt_BR
dc.subjectPedagogical support - informaticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Guthyerres Firmino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComputer lab diagnosis and computer use as a pedagogical support tool: the context of rural schools in Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Guthyerres Firmino. Diagnóstico dos laboratórios de informática e uso do computador, como ferramenta de apoio pedagógico: o contexto das escolas do campo no Cariri Paraibano. 2016. 109f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5211pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUTHYERRES FIRMINO NUNES - TCC LECAMPO 2016.pdfGuthyerres Firmino Nunes - TCC LECAMPO 20161.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.