Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2705927891721314pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Sônia Maria Lira.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, S. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440115552221893pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2016.tccartigo.carvalho-
dc.description.resumoEsta pesquisa versa sobre a conduta ética do servidor público que atua na gestão educacional na perspectiva do pensamento arendtiano. Possui como problemática a seguinte questão: como se pode analisar criticamente o procedimento e as consequências da conduta ética do servidor público que atua na gestão educacional sob a perspectiva do pensamento arendtiano? O objetivo investigativo da pesquisa na sua dimensão geral foi avaliar de forma crítica a conduta ética do servidor público que atua na gestão educacional sob a perspectiva política do pensamento arendtiano a fim de identificar se os interesses privados se sobrepõem ou não aos interesses coletivos implicados numa gestão centralizada não participativa e, para desenvolver este objetivo, tornou-se necessário desenvolver os seguintes objetivos específicos: buscou caracterizar o perfil ético do servidor público com a função exercida a partir do código de ética e das categorias arendtianas; identificar a variável liberdade como direcionadora das ações éticas no exercício profissional no âmbito da gestão educacional; examinar se existia ou não uma predominância do interesse do servidor público no exercício da sua função pela dimensão privada em detrimento da dimensão pública a luz do pensamento filosófico de Hannah Arendt mediante a averiguação do uso ou não da fala no espaço público na efetivação de suas ações cotidianas. Com relação aos procedimentos metodológicos esta pesquisa se caracteriza de natureza bibliográfica e de estudo de campo. No tocante a abordagem do problema se classifica como quali-quantitativa. Os resultados revelaram que os servidores públicos atuantes na gestão educacional não se limitam as funções profissionais, mas, entendem que é parte integrante da coletividade, priorizam no exercício profissional atender aos interesses coletivos, participam do processo decisório e priorizam por descentralizar as decisões e promovem a participação dos diferentes atores envolvidos, apesar de, em alguns momentos, a decisão final ser tomada pelo secretario e sua equipe. Constatou-se que a liberdade apresentou-se de maneira significativa tanto para a liberdade positiva, quando para a liberdade negativa. Verificou-se que o nível e área de formação dos servidores são compatíveis com as funções exercidas, bem como a responsabilidade ética sobre o seu papel quanto agente público e fomentador do interesse social. Por fim, constatou-se que os servidores priorizam a dimensão pública e os interesses coletivos no exercício de suas funções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleConsiderações sobre a conduta ética do servidor público que atua na gestão educacional: perspectiva do pensamento arendtiano.pt_BR
dc.date.issued2016-06-01-
dc.description.abstractThis research was about on the ethical conduct from the public servant that acts in the education management in perspective of the arendtiano thinking. Has as problematic the following question: how can be we critically analyze the procedure and the consequences of the ethical conduct of the public servant that operates in education management under perspective of the arendtiano thinking? The objective of the investigative research in general dimension was to critically evaluate the ethical conduct of the public servant that operates in educational management under the political perspective thinking arendtiano in order to identify if the private interests overlapping or not for the collective interests involving in a central management non participatory and for developing this objective, it become necessary to developing the following specific objectives: looked for characterize the profile of ethical public servant with the function exercised from the code of ethics and of the categories arendtianas; to identify the variable freedom as considers of the actions ethical in professional practice in the context of educational management; examine if there existed or not a predominance of the interest of the public servant in the exercise of that function by the private dimension in detriment of the public dimension in the light of the philosophical thinking of Hannah Arendt by checking the use or non - use of speech in public space on the effectiveness of everyday actions. In relation of methodological procedures this research was characterized by the bibliographical and field study nature. With regard to the approach of the problem, this research was characterized as quali-quantitative. The results revealed that the public servants involved in the educational management were not limited in their professional duties, but understand that it was an integral part of the collectivity, prioritized in the exercise of professional meeting collective interests, participated in the decision making process and prioritized by decentralizing decisions and promoting the participation of the different actors involved, although, in some moments, the final decision to be taken by the secretary and his team.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5213-
dc.date.accessioned2019-07-31T15:18:09Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T15:18:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectServidor Públicopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPensamento arendtianopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPublic serverpt_BR
dc.subjectethicpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectArendtian Thoughtpt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Mauricéia dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConsiderations on the ethical conduct of public servants who work in educational management: perspective of Arendtian thinking.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Mauricéia dos Santos. Considerações sobre a conduta ética do servidor público que atua na gestão educacional: perspectiva do pensamento arendtiano. 2016. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5213pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAURICÉIA DOS SANTOS CARVALHO - TCC GESTÃO PÚBLICA 2016.pdfMauricéia dos Santos Carvalho TCC - GESTÃO PÚBLICA 2016.332.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.