Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5214
Title: Formação de gestor escolar frente aos desafios cotidianos da administração de uma escola pública.
Other Titles: Training of school manager facing the daily challenges of the administration of a public school.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Geruslandia Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria Thais de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , José Amiraldo Alves da.
Keywords: Gestão escolar;Gestor escolar - formação;Gestão escolar em escolas públicas;School management;School Manager - Training;School management in public schools
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Geruslandia Almeida. Formação de gestor escolar frente aos desafios cotidianos da administração de uma escola pública. 2016. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico intitulado "formação do gestor escolar frente aos desafios cotidianos da administração de uma escola pública" teve como questão de pesquisa, quais bases de formação são imprescindíveis para que o gestor possa enfrentar os desafios cotidianos de uma escola pública, objetivo geral analisar as competências de bases e formação do gestor no âmbito escolar, tendo em vista os desafios cotidianos da administração da escola pública, como objetivos específicos, destacar a relação entre a gestão e a atuação do gestor escolar frente à escola pública, investigar como se constituem as bases de formação do gestor escolar no cotidiano da escola pública e refletir acerca da função social da escola pública na base de formação do gestor. A escolha dessa temática surgiu após a disciplina de Gestão Escolar ofertada no curso de Pedagogia. Disciplina essa que permitiu aprofundar acerca do trabalho do gestor; qual conhecimento e formação são necessários e que o gestor deve ter para gerir uma escola pública, considerando que, é complexo lidar com a falta de recursos financeiros, problemas sociais e de coordenação de pessoas, as quais fazem parte do dia-a-dia de uma escola. O gestor escolar na atuação das suas funções toma atitudes profissionais que resultam no seu perfil profissional, e no entorno onde a escola está implantada, no grupo de profissionais que compõem a equipe de funcionários, apresentadas nas dimensões: pedagógica, técnica e política. A pesquisa foi realizada com três gestoras de escolas públicas da zona urbana da cidade de Cajazeiras/PB, foi utilizada a pesquisa exploratória, sendo colocada uma questão problema, organizado um roteiro de entrevista semiestruturada, a abordagem empregada foi qualitativa. Desse modo finalizamos que os objetivos propostos para a realização dessa pesquisa foram alcançados, pois, foi possível compreender o quanto as bases de formação de um gestor são importantes para o funcionamento e organização do contexto escolar, percebendo que, uma gestão democrática participativa possibilitará o envolvimento de todos aqueles que fazem parte do cotidiano da escola pública.
Abstract: This research monograph entitled "training school manager face the daily challenges of management of a public school" had the research question, what training bases are essential for the manager to face the daily challenges of a public school, general analyzes skills base and training manager in schools, in view of the daily challenges of the management of public schools, as specific objectives, highlight the relationship between management and the role of the school manager front of the public school, investigate how are the training base of school management in the public school everyday and reflect on the social function of public school in the manager's training base. The choice of this theme arose after the School Management course offered in the Faculty of Education. This discipline that has deepened about the manager's work; what knowledge and training are required and that the manager must have to manage a public school, considering that it is complex to deal with the lack of financial resources, social problems and coordination of people, who are part of day-to-day a school. The school manager in the performance of their duties take professional attitudes that result in their professional profile, and around where the school is located in the group of professionals that make up the staff, presented the dimensions: pedagogical, technical and political. The survey was conducted with three managers of public schools in the urban area of Cajazeiras / PB, exploratory research was used, being placed a matter problem, arranged a semi-structured interview guide, the approach used was qualitative. That finalized so that the proposed objectives for the realization of this research have been achieved, because it was possible to understand how the training bases of a manager are important for the functioning and organization of the school context, realizing that a participatory democratic management will enable the involvement of all those who are part of the public school everyday.
Keywords: Gestão escolar
Gestor escolar - formação
Gestão escolar em escolas públicas
School management
School Manager - Training
School management in public schools
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5214
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERUSLANDIA ALMEIDA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfGeruslandia Almeida Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2016.348.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.