Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIRA, N. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6626753848370104pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Geranilde Costa e.-
dc.contributor.referee2SILVA , José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee3SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa traz como objeto de estudo as concepções e formas de avaliação do ensino de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal o estudo comparativo sobre o funcionamento da dinâmica do ensino de Artes em uma escola pública e em uma escola privada, com o intuito de investigar de que forma os professores compreendem os métodos avaliativos no ensino dessa disciplina e de que maneira utilizam-se dos mesmos para consolidar a prática docente. A metodologia utilizada para esta pesquisa seguiu a perspectiva qualitativa e o instrumento para a coleta de dados foi o questionário com perguntas objetivas. Para subsidiar essa discussão, baseou-se nas concepções de vários autores, com propostas sobre como transcorre esse ensino nas escolas. Conclui-se que, dentre todos os aspectos revelados nesta pesquisa, é notória as inúmeras possibilidades que são proporcionadas para o crescimento dos discentes no ensino da disciplina, claro, quando o mesmo é pensado intencionalmente e quando propicia aprendizagens múltiplas, criadoras e sensíveis, visando o processo de avaliação com o planejamento, acompanhamento para auxiliar no aprender, ainda encontramos professores que conhecem todos esses benefícios para a vida em sociedade mais preferem perpetuar procedimentos tradicionalistas e insignificantes para os discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConcepções e formas de avaliação de artes nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo comparativo entre uma escola pública e privada do município de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis research has as objects of study the conceptions and forms of assessment Arts education in the early years of elementary school, having as main objective the comparative study on the functioning of the dynamics of teaching Arts in a public school and a school private, in order to investigate how teachers understand the evaluative methods in teaching this discipline and how to use the same to consolidate the teaching practice. The methodology used for this research followed the qualitative perspective and the instrument for data collection was a questionnaire with objective questions. To support this discussion, was based on the views of various authors, with proposals on how this unfolds teaching in schools. It is concluded that, of all the aspects revealed in this study, it is evident the many opportunities that are provided for the growth of students in the teaching of discipline, of course, when it is thought intentionally and when it provides multiple learning, creative and sensitive, aiming the evaluation process with the planning, monitoring to assist in learning, we still find teachers who know all these benefits for life in society more traditionalists prefer to perpetuate and insignificant procedures for students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5218-
dc.date.accessioned2019-07-31T16:04:09Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T16:04:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectEnsino de Artespt_BR
dc.subjectAvaliação do ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational assessment - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectArts Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching-learning assessmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Nereide Lima de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions and forms of arts assessment in the early years of elementary school: a comparative study between a public and private school in Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Nereide Lima de. Concepções e formas de avaliação de artes nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo comparativo entre uma escola pública e privada do município de Cajazeiras-PB. 2015. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEREIDE LIMA DE LIRA . MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfNereide Lima de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.4.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.