Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, G. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669929614571837pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.referee2MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.description.resumoEste estudo trata sobre o que pensam as professoras e crianças da Educação Infantil de uma escola municipal da zona rural da cidade de Cajazeiras – PB, a respeito da brincadeira livre. O objetivo da pesquisa foi compreender e analisar a concepção das professoras sobre o brincar livre das crianças na Educação Infantil e mais especificamente, investigar como as professoras planejam e desenvolvem as práticas relacionadas ao brincar no seu cotidiano; verificar como se dá à orientação sobre a inserção de brincadeiras livres no planejamento das professoras e reconhecer o brincar na relação aprendente/ensinante nas projeções das crianças. Para fundamentar esse estudo foram utilizados como suporte teórico os seguintes autores: Bettelheim (1980), Borba (2006), Brougère (2010), Fortuna (2011), Friedmann (2012; 1996), Iavelberg (2013), Kishimoto (2007), Lima (2013), Lobo (2013), Louro (2002; 2000; 1997), Moyles (2006), Piaget (2001), Silva et al. (2016), Visca (2010) e Vygotsky (1991) além de documentos legislatórios como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) - (BRASIL, 2009), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - (BRASIL, 1996), e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - (BRASIL, 1990). Participaram da pesquisa a Gestora da escola, a Coordenadora Pedagógica, 02 professoras da Educação Infantil, e 09 crianças. O procedimento metodológico utilizado foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Como instrumentos, utilizamos um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada, com os adultos e o Teste do Par Educativo (TPE) com as crianças. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo de Bauer (2002). Através do TPE tivemos a oportunidade de perceber que as crianças são possuidoras de grande imaginação e transformam vivências, sejam sozinhas, em casa com a família ou na escola, em brincadeiras livres. Das falas das professoras inferimos que, para elas, a brincadeira livre promove a criatividade, espontaneidade e interação entre as crianças; oportuniza trazer seu universo familiar e social para a brincadeira; contribui com a construção da sua identidade e da sua expressividade, todavia, não indica que, na brincadeira livre, dispense a observação da professora, o que implica num investimento maior deste profissional, para a apreensão da singularidade infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleBrincadeiras livres na educação infantil: o que pensam as professoras e as crianças de uma escola municipal na zona rural de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-12-11-
dc.description.abstractThis study deals with the perception of teachers and children regarding the free play in Early Childhood Education of a municipal school in the rural Cajazeiras, state of Paraíba. The research's objective was to understand and analyze the teachers' conception about the free play of children in Early Childhood Education and more specifically, to investigate how teachers plan and develop practices related to playing in their daily life; to verify how the guidance on the insertion of free games in the teachers' planning is rendered and to recognize the play in the learner / teacher relation in the projections of the children. In order to base this study, the following authors were used as theoretical support: Bettelheim (1980), Borba (2006), Brougère (2010), Fortuna (2011), Friedmann (2012, 1996), Iavelberg (2013), Kishimoto (2007), Lima (2013), Lobo (2013), Louro (2002, 2000, 1997), Moyles (2006), Piaget (2001), Silva (2016), Visca (2010) and Vygotsky (1991) along with national documents such as the Diretrizes Curriculares e Bases da Educação Infantil (DCNEI) - (BRAZIL, 2009), the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - (BRASIL, 1996), and the Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - ( BRAZIL, 1990). The research had the participation of the School Principal, the Pedagogical Coordinator, two teachers of Early Childhood Education, and nine children. The methodological procedure used was a field survey with a qualitative approach. As instruments, we used a sociodemographic questionnaire, a semi-structured interview with the adults and the Educational Pair Test (EPT) with the children. The analysis of the data was performed through the Bauer (2002) content analysis method. Through EPT we had the opportunity to realize that children are possessed of great imagination and that they transform experiences, whether alone, at home with the family or at school, during free play. From the teachers' statements we infer that, for them, free play promotes creativity, spontaneity, and interaction among children; it also allows the insertion of family and social universe into the play; besides contributing to the construction of their identity and their expressiveness, however, it does not indicate that, in free play, the teacher's observation is dismissed, for, on the contrary, it implies a greater investment of this professional, for the apprehension of the infantile singularity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5220-
dc.date.accessioned2019-07-31T16:22:51Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T16:22:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiras livrespt_BR
dc.subjectEducação infantil - zona ruralpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectFree prankspt_BR
dc.subjectEarly childhood education - rural areapt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Geferson de Assis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFree games in early childhood education: what teachers and children think of a municipal school in rural Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Geferson de Assis. Brincadeiras livres na educação infantil: o que pensam as professoras e as crianças de uma escola municipal na zona rural de Cajazeiras-PB. 2018. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEFERSON DE ASSIS GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfGeferson de Assis Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2018.705.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.