Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5221
Title: Investigação sobre a formação docente dos professores de filosofia no ensino médio e sua relação com a qualidade de ensino: estudo de caso na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé-PB.
Other Titles: Research on the teacher education of philosophy teachers in high school and its relationship with the quality of teaching: case study at José Gonçalves de Queiroz State School in the city of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Júlio Henrique Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA, Sônia Maria Lira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Valter Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARVALHO, Flávio José de.
Keywords: Educação;Docente - Formação;Currículo;Filosofia - Ensino;Education;Teacher - Training;Curriculum;Philosophy - Teaching
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Julio Henrique Rodrigues de. Investigação sobre a formação docente dos professores de filosofia no ensino médio e sua relação com a qualidade de ensino: estudo de caso na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé-PB. 2015. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5221
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico teve por objetivo investigar a partir de uma perspectiva crítica o perfil da formação docente dos professores de Filosofia que atuam na Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz da cidade Sumé-PB, com a intenção de estabelecer uma relação entre a formação docente desses professores e a qualidade de ensino da disciplina Filosofia, no Ensino Médio da referida escola. Para alcançar tal objetivo, foi necessário estabelecer alguns momentos para a realização da pesquisa. Deste modo, no primeiro momento, foi realizada uma investigação sobre o processo de institucionalização do professor de Filosofia no cenário da educação brasileira. No segundo momento, fizemos uma reflexão crítica sobre o ensino de filosofia nas séries do Ensino Médio, analisando problemas, dilemas e impasses em relação à formação docente a partir da perspectiva de observação da prática docente dos professores da escola em que realizamos a pesquisa; buscando nessa prática docente os elementos da didática, da metodologia e da compreensão da natureza do conceito de filosofia. Por último, foi estabelecida a relação entre o perfil da formação docente dos professores que ministram a disciplina de filosofia na escola escolhida com intuito de verificar as consequências dessa relação na aprendizagem dos conteúdos filosóficos ensinados em sala de aula. Dessa forma, para efetivar o objetivo geral, foi realizada tanto uma pesquisa bibliográfica, como também um estudo de caso acerca dessa relação mediante a observação da prática docente dos três professores de filosofia, utilizando um questionário e, também, a observação sistemática para coletar as informações sobre o objeto de pesquisa.
Abstract: This paper aimed to investigate from a critical perspective the profile of the educational formation of the philosophy teachers who work in the Professor José Gonçalves de Queiroz state school in Sumé-PB with the purpose of establishing a relationship between the educational formation of these teachers and the quality of teaching philosophy in high school in that school. To achieve this goal it was necessary to establish a few moments for the research. Thus, firstly, an investigation of the institutionalization process of the philosophy professor in the Brazilian education scene was performed. Secondly, a critical reflection on the philosophy teaching in high school grades was made, analyzing problems, dilemmas and impasses in relation to educational formation from the observation perspective of teaching practice of teachers from school where we made the research, searching in this practice the elements of teaching, methodology and the understanding of the nature of the concept of philosophy. Finally, is was established the relationship between the educational formation profile of the teachers who teach the philosophy in the chosen school in order to verify the consequences of this relationship on the learning process of philosophical content taught in class. Therefore, to accomplish the overall goal it was realized a literature search, as well as a case study about this relationship by observing the teaching practice of the three philosophy teachers, using a questionnaire and systematic observation to collect informations about the object of study.
Keywords: Educação
Docente - Formação
Currículo
Filosofia - Ensino
Education
Teacher - Training
Curriculum
Philosophy - Teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5221
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIO HENRIQUE RODRIGUES DE QUEIROZ - TCC LECAMPO 2015.pdfJulio Henrique Rodrigues de Queiroz TCC - LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2015625.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.