Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, N. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2617099162087965pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS , Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoO presente estudo teve como foco a compreensão dos processos formativos dos educandos, tomando por base as contribuições dos programas institucionais para a formação e para o processo de construção da identidade profissional docente dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras- PB. Tratou-se de um estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Objetivou-se compreender a construção da identidade profissional dos alunos do curso de Pedagogia, por conseguinte, discutir os diversos conceitos de identidades docente em distintos espaços e tempo, além de refletir sobre a identidade profissional dos alunos do curso em questão. Por fim, pretendeu-se apontar as dimensões da formação acadêmica atentando para os diversos saberes que podem ser desenvolvidos a partir dos programas oferecidos pela Instituição. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância dos programas institucionais para uma formação acadêmica de maior abrangência em termos de saberes, além de trazer luz à necessidade de se repensar a forma como está organizado os programas institucionais oferecidos pela UFCG/CFP. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir com o delineamento de um esboço sobre a compreensão do perfil identitário dos alunos do curso de Pedagogia da instituição pesquisada, além de enfatizar a importância da formação inicial para o exercício da profissão e para o processo de construção da identidade profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleIdentidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30-
dc.description.abstractThe present study focused on the understanding of the formative processes of the learners, based on the contributions of the institutional programs for the formation and the process of construction of the professional identity of the students of the Pedagogy course, Federal University of Campina Grande, Campus Of Cajazeiras. It was a study developed through a bibliographical and field research, of the descriptive type, in a qualitative approach. The objective was to understand the construction of the professional identity of the students of the course of Pedagogy, therefore, to discuss the various concepts of teaching identities in different spaces and time, as well as reflect on the professional identity of the students of the course in question. Finally, it was intended to point out the dimensions of the academic formation taking into account the different knowledges that can be developed from the programs offered by the Institution. The results of the research emphasized the importance of institutional programs for a broader academic formation in terms of sabers, in addition to bringing light to the need to rethink the way the institutional programs offered by UFCG / CFP are organized. It should be emphasized that this research may contribute to the outline of an understanding of the identity profile of the students of the Pedagogy course of the research institution, besides emphasizing the importance of the initial formation for the exercise of the profession and for the construction process Of professional identity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5224-
dc.date.accessioned2019-07-31T17:08:59Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T17:08:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Identitypt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Natalia Estrela.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching identity: the educational processes of the CPF / UFCG Pedagogy Course students.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Natalia Estrela. Identidade docente: os processos formativos dos educandos do Curso de Pedagogia do CPF/UFCG. 2017. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATALIA ESTRELA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfNatalia Estrela Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2017.716.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.