Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.advisor1IDFEITOSA, B. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757336098779500pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.referee2SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.description.resumoO estudo busca esclarecer como o afeto desenvolvido na relação professor-aluno pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Esta relação tem sido estudada e tem sido destacada como elemento integrador no desenvolvimento educacional dos alunos. Entendemos a importância fundamental da relação professor-aluno para o sucesso de sua aprendizagem, destacando neste processo o papel do professor, seu interesse pessoal e profissional no desenvolvimento de seus alunos. A relação entre professor e aluno deve ser pautada pelo respeito, solidariedade e afetividade. Assim, com esses elementos nessa relação, desenvolvendo, além da cognição, do relacionamento interpessoal e do afeto, a aprendizagem pode fluir mais facilmente. A escola é frutífera na construção da afetividade, sendo assim, é necessário trabalhar além do conteúdo. A interação estabelecida entre esses dois elementos importantes é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, a partir da perspectiva de que é despertado a maravilha, o desejo de aprender. Fica evidente, portanto, a importância de os professores desenvolverem seu trabalho prático e afetividade, relações interpessoais e humanas, aliadas à cognição, podem ser tomadas como aliadas do processo de ensino-aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram utilizados como instrumento de coleta de dados, o questionário e a observação em sala de aula. A elaboração deste trabalho baseia-se em uma breve revisão de alguns trabalhos teóricos que investigam a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, a saber: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Wedge (2008), Saltini (2008), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2015-03-17-
dc.description.abstractThe study seeks to clarify how developed affection in the teacher-student relationship can influence the teaching-learning process. This relationship has been studied and has been highlighted as an integrating element in the educational development of students. We understand the fundamental importance of teacher-student relationship to the success of their learning, highlighting in this process the role of the teacher, his personal and professional interest in the development of their students. The relationship between the teacher and the student should be guided by respect, solidarity and affection. So, with these elements in this relationship, developing, beyond cognition, human, interpersonal relationships and affection, learning can flow more easily. The school is fruitful in the construction of affectivity, in being so, it is necessary to work beyond the content. The interaction established between these two important elements is paramount to the development of the student, from the perspective that it is aroused the wonder, desire to learn. It is evident therefore, the importance of teachers develop their practical work and affectivity, interpersonal and human relations, combined with cognition can be taken as allies of the teaching-learning process. For realization of this research were used as data collection instrument, the questionnaire and the observation in the classroom. The preparation of this work is based on a brief review of some theoretical investigating the importance of affectivity in the teaching-learning process, as follows: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Cunha (2008), Saltini (2008), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5226-
dc.date.accessioned2019-07-31T17:32:39Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-07-31T17:32:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações entre instituições educacionais e seus membrospt_BR
dc.subjectRelação aluno e professorpt_BR
dc.subjectafetividade no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRelations between educational institutions and their memberspt_BR
dc.subjectStudent and teacher relationshippt_BR
dc.subjectaffectivity in the school environmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Isabel Laise Nogueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of effectiveness in the teaching-learning process: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Isabel Laíse Nogueira.A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. 2015. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABEL LAISE NOGUEIRA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfIsabel Laise Nogueira Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2015.214.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.