Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7170328260239075pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2LIRA, Rejane Maria de Araújo.-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho foi a Pedagogia Empresarial, isso porqueo mercado de trabalho está cada vez mais exigindo profissionais com maior potencial, com habilidades e competências para atuar de maneira eficaz no mercado de trabalho. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer o trabalho que o pedagogo desenvolve no SENAC de Cajazeiras - PB. Os objetivos específicos foram: refletir acerca da atuação do pedagogo numa escola de Educação Profissional; caracterizar a Pedagogia Empresarial; Identificar as especificidades do trabalho do pedagogo no SENAC de Cajazeiras. A escolha dessa temática justifica-se em função da ampliação das áreas em que o pedagogo pode atuar, ou seja, além da Educação Básica. Quanto ao percurso metodológico a primeira fase se constituiu a partir de um levantamento bibliográfico, incluindo livros, documentários e demais fontes que se relacionam ao tema abordado. Ainda como parte do levantamento bibliográfico realizou-se uma busca online acerca da legislação, documentos e artigos relacionados ao objeto de estudo. Esta pesquisa interrogou como o SENAC incorpora institucionalmente a profissionalidade do pedagogo.Metodologicamente adotou-se o tipo de pesquisa qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e observação. Os sujeitos da pesquisa foram duas pedagogas que trabalham no SENAC de Cajazeiras. Resultados:Os achados da pesquisa revelaram que o trabalho do pedagogo no SENAC é complexo, burocrático e, muito significativo. As pedagogas trabalham com a qualificação de pessoas para o mercado de trabalho, e isso é um diferencial tanto para a vida da própria pessoa que terá mais chances de garantir sua empregabilidade quanto para a empresa que irá oferecer serviços mais qualificados à população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePedagogia empresarial: atuação do pedagogo no SENAC em Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-08-18-
dc.description.abstractThe object of study of this work for a Business Pedagogy, because the labor market is increasingly demanding professionals with greater potential, with the skills and competencies to act efficiently in the labor market. The objective of this research is to know the work with PedagogoDesarroll at SENAC Cajazeiras - PB. The specific objectives were: Reflect on the performance of the pedagogue in the School of Professional Education; To characterize a Business Pedagogy; Identify the specificities of the pedagogical work at SENAC de Cajazeiras. The choice of this theme is justified by the extension of the areas in which the pedagogue can act in addition to basic education. As for the methodological path, the first phase consisted of a bibliographical survey, including books, documentaries and other sources that relate to the topic addressed. Also as part of the bibliographical survey we conducted an online search on the legislation, documents and articles related to the object of study. This research questioned how the SENAC institutionally incorporates the professionalism of the pedagogue? Methodologically, the type of qualitative research was adopted. The instruments of data collection are the interview and observation. The research subjects are two pedagogies that work at SENAC Cajazeiras. Results: The research data revealed that the work of the non-SENAC pedagogue is complex, bureaucratic and very significant. As pedagogues they work with a qualification of people for the job market, and this is a differential for a life of the person who is more likely to guarantee their employability as for a company offering more qualified logistics services in population.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5234-
dc.date.accessioned2019-08-01T11:10:39Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T11:10:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia empresarialpt_BR
dc.subjectPedagogo atuaçãopt_BR
dc.subjectSENACpt_BR
dc.subjectBusiness Pedagogypt_BR
dc.subjectActing pedagoguept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Aurilene Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBusiness pedagogy: performance of the pedagogue at SENAC in Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Aurilene Ferreira. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo no SENAC em Cajazeiras-PB. 2017. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AURILENE FERREIRA GOMES. MPNOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfAurilene Ferreira Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2017.722.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.