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dc.creator.IDGADELHA, M. M. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7148933458724038pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Marcelo Costa.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2698434664109220pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.-
dc.contributor.referee2VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino.-
dc.description.resumoEste estudo propõe analisar os discursos dos acadêmicos de enfermagem sobre as tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem durante a formação acadêmica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida de novembro de 2016 a janeiro de 2017, com acadêmicos devidamente matriculados nas disciplinas: Estágio Supervisionado I – Rede Atenção Básica e Estágio Supervisionado II – Rede Hospitalar, durante o período 2016.2, na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – Paraíba. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da análise de discurso. A pesquisa teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 1.823.572. Nesta investigação, as tecnologias educativas foram discorridas enquanto método inovador no ensino influenciado pela teoria Freireana, uma vez que rompe com o modelo tradicional, no qual somente o docente é responsável pela transmissão do conhecimento. Nos discursos dos acadêmicos encontra-se muito do que eles entendem por metodologias ativas, ou seja, instrumentos que venham ajudar ao educador a compartilhar o conteúdo de forma que o aluno também se sinta sujeito participativo nesse processo. O elemento mais preponderante está relacionado às práticas lúdicas, situação esta em que os jogos são os exemplos mais relevantes para estimular o aprendizado do discente. Há relatos de que com a aplicação dos jogos educativos por meio dos professores, promove um ambiente sensibilizador, no qual o “aprender brincando” reflete nos acadêmicos uma motivação inovadora e desafiadora de estudar. Percebeu-se ainda que os acadêmicosrelacionavam, através do dito e do não-dito, que a ausência dessas tecnologias educativas está relacionada ao despreparo e desconhecimento do professor, como também a falta de influência da gestão em fornecer momentos de sensibilização e reflexão sobre a temática. Assim, o uso das tecnologias educativas dentro da formação acadêmica depende do conhecimento e da união entre professores, acadêmicos e a própria universidade, uma vez que o modelo inovador de ensino trata-se da relação dialética entre os mesmos, sendo as metodologias ativas um possível caminho a ser percorrido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleTecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos acadêmicos de enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2017-04-19-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the discourses of nursing students about educational technologies in the teaching-learning process during the academic training. This is a qualitative research, developed from November 2016 to January 2017, with academics duly enrolled in the disciplines: Supervised Internship I - Basic Attention Network and Supervised Internship II - Hospital Network, during the period 2016.2, at the Federal University of Campina Great, campus Cajazeiras - Paraiba. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed through discourse analysis. The research began after the approval of the project by the Research Ethics Committee under opinion nº 1,823,572.In this research, the Educational Technologies were discussed as an innovative method in teaching influenced by the Freireana theory, since it breaks with the traditional model where only the teacher is responsible for the transmission of knowledge. In the speeches of academics there is much that they understand by active methodologies, that is, tools that help the educator to share the content so that the student also feels participatory subject in this process. The most preponderant element is related to the ludic practices, this situation where the games are the most relevant examples to stimulate the learning of the student. There are reports that with the application of educational games through teachers, promotes a sensitizing environment, where "learning by playing" reflects in academics an innovative and challenging motivation to study. It was also noticed that academicians related, through diction and non-said, that the absence of these educational technologies is related to the lack of preparation and lack of knowledge of the teacher, as well as the lack of influence of the management in providing moments of awareness and reflection on the thematic. Thus, the use of educational technologies within academic formation depends on the knowledge and union between teachers, academics and the university itself, since the innovative teaching model is about the dialectic relationship between them, with active methodologies being a possible Path to be covered.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5237-
dc.date.accessioned2019-08-01T12:03:02Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T12:03:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDiscursos acadêmicospt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subjectAcademic Speechpt_BR
dc.subjectNursing Studentspt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGADELHA, Marília Moreira Torres.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational technologies in the teaching - learning process: discourse of nursing students.pt_BR
dc.identifier.citationGADELHA, Marília Moreira Torres.Tecnologias educativas no processo de ensino - aprendizagem: discurso dos acadêmicos de enfermagem. 2017. 73 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

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MARÍLIA MOREIRA TORRES GADELHA . MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2017.pdfMarília Moreira Torres Gadelha. Monografia Enfermagem. CFP 2017.931.51 kBAdobe PDFView/Open


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