Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5238
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1145667632868140pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8661951334734066pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.-
dc.contributor.referee2PALMA, Maria Aparecida de Melo.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.farias-
dc.description.resumoA humanidade nos últimos anos tem alcançado um grande crescimento tecnológico viabilizando a incessante comodidade que essas tecnologias proporcionam. Por outro lado, a falta de tempo em que as pessoas se encontram onde há a necessidade constante de trabalhar cada vez mais. A constante utilização pela sociedade de recursos tecnológicos estimulou a escola e os professores a entrarem nesse mundo digital, onde a tecnologia tem contribuído para desenvolver habilidades dos alunos, principalmente na sala de aula, onde o uso tem se tornado cotidiano. Com o passar dos anos as tecnologias vêm invadindo e modificando o ambiente escolar, através da interação entre professores e alunos no ensino aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo analisa de que forma as tecnologias tem contribuído com o processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Utiliza pressupostos da pesquisa qualitativa e quantitativa tendo sido pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionários aos alunos do 3° ano do ensino médio e com professores. Para realização desse trabalho, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, onde era composto de perguntas abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos. Por meio da pesquisa percebemos que as tecnologias contribuem para o ensino dos alunos e que é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2016-06-03-
dc.description.abstractHumankind in recent year has achieved great technological growth the constant comfort that such technologies can provide. Moreover, the lack of time people face, that there is a constant need for working even harder. The constant use by society of technological resources stimulated school and teachers to going digital, in which technology has helped to develop students ‗skills, especially in the classroom, where its use has become a routine. With passing of the years the technologies have been invading and changing school environment, through the interaction between teachers and students in teaching and learning. This research aims to analyze how the technologies have contributed to the teaching and learning process in the classroom. Assumptions of qualitative and quantitative research have been used to this work with the use of research field through application of questionnaires to students in the third year of high school and to their teachers. It was used a questionnaire to collect data for this work with open and closed questions. The research was conducted in Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista Jose Leal Ramos. Through this research it was noticed that the technologies can contribute to the students‘ education and it an important tool for their development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5238-
dc.date.accessioned2019-08-01T12:05:28Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T12:05:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia e ensinopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInformation Technology  pt_BR
dc.subjectTechnology and teaching  pt_BR
dc.subjectTeaching and learning processpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Jozilene Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of technologies in the teaching and learning process in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Jozilene Ferreira de. O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. 2016. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5238pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOZILENE FERREIRA DE FARIAS - TCC LECAMPO 2016.pdfJozilene Ferreira de Farias - TCC Ciências Sociais 2016668.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.