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Title: "Acesso, permanência e formação dos estudantes de licenciatura em ciências sociais da UFCG/CDSA"
Other Titles: "Access, retention and training of undergraduate students in social sciences at UFCG / CDSA"
???metadata.dc.creator???: SILVA, Andreza de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Estudantes de ciências sociais;Formação de professores – ciências sociais;Estudantes do CDSA - dificuldades;Evasão no ensino superior;Social science students  ;Teacher education - social sciences  ;CDSA students - difficulties  ;Higher education dropout
Issue Date: 20-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Andreza de Oliveira. "Acesso, permanência e formação dos estudantes de licenciatura em ciências sociais da UFCG/CDSA". 2016. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5242
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho procura fazer um levantamento sistemático de informações que permitam a ilustração dos principais elementos que concorrem para o acesso e permanência dos estudantes oriundos das classes populares na UFCG/CDSA. Nesse cenário, analisamos os ingressos e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, considerando motivos internos: exigências institucionais conectadas ao currículo e a didática, obstaculizando o bom desempenho, ou externos: Insatisfação com o mercado de trabalho, origem socioeconômica; a Universidade que influenciam na formação. Para a coleta de dados, utilizamos metodologias quantitativas (tratamento estatístico) e qualitativas (entrevistas, aplicação de questionário, pesquisa documental e bibliográfica). Os resultados permitiram a averiguação do perfil socioeconômico dos estudantes, porque escolheram o respectivo curso, as dificuldades encontradas nas situações de ensino e aprendizagem e as táticas usadas para se encaixar nas exigências da instituição. A análise mostrou particularidades referentes ao acesso: as causas primordiais de ingresso estão associadas à baixa concorrência no vestibular, localização da Universidade ou falta de conhecimento a respeito do curso. Com relação aos motivos que inclinaram a desistir, vale salientar que o desprazer resultante do emprego esperado, a não participação em projetos e o fato de não contentar-se com o rendimento acadêmico foram variáveis que destinaram, em grande medida, a decisão.
Abstract: Ce travail cherche à collecter de façon systématique des informations qui vont aider à illustrer les principaux éléments qui contribuent à l'accès et la permanence des étudiants des classes populaires dans UFCG / CDSA. Dans ce scénario, nous avons analysés les entrées et les sorties du Baccalauréat en Sciences Sociales en tenant compte des raisons internes : des exigences institutionnelles liées au programme d'études et de la didactique, qui entravent le bon fonctionnement, ou externes : le mécontentement avec le marché du travail, le milieu socio-économique; L’université influençant dans la formation. Pour collecter les données, nous avons utilisés des méthodes quantitatives (analyse statistique) et qualitatives (entretiens, application des questionnaires, recherche documentaire et bibliographique). Les résultats ont permis de vérifier le profil socio-économique des étudiants, la raison pour laquelle ils ont choisi leurs cours, les difficultés retrouvés dans les situations d'enseignement et d'apprentissage et les méthodes utilisées pour répondre aux exigences de l'institution. L'analyse a montré notamment les particularités en ce qui concerne l'accès: les causes primordiales de l'admission sont associées à une faible concurrence dans l'examen d'entrée, l'emplacement de l’Université ou du manque de connaissances sur le cours. Parmi les raisons qui enclins à abandonner, il est intéressant de noter que les désagréments résultant des expectatives d’emploi, la manque de participation dans les projets et le fait du non contentement avec les résultats académiques furent les variables d’influence à la décision.
Keywords: Estudantes de ciências sociais
Formação de professores – ciências sociais
Estudantes do CDSA - dificuldades
Evasão no ensino superior
Social science students  
Teacher education - social sciences  
CDSA students - difficulties  
Higher education dropout
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5242
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