Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Lúcia Santana de.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee2ABRANTES , Luciene Alencar Firmo.-
dc.contributor.referee2IDFIRMO, L. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.description.resumoO contexto atual é caracterizado por novas exigências e necessidades que as empresas precisam atender de modo a garantir sua competitividade no mercado. Uma dessas exigências é a adoção da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Devido as frequentes discussões a respeito da temática, bem como, com o olhar mais crítico dos consumidores, governo, sociedade e demais stakeholders sob o comportamento das organizações, muitas empresas começaram a repensar suas ações e implantar práticas considerando o impacto dessas para o meio ambiente e sociedade. Dentro desse contexto o presente estudo teve como objetivo identificar o desempenho socialmente responsável de uma franquia do ramo de cosméticos e perfumes a partir da percepção do público interno que atua no nível tático de uma franqueada na cidade de Campina Grande - PB. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza descritiva, pois se buscou identificar e descrever o desempenho socialmente responsável da empresa a partir do Modelo Tridimensional Performance Social Corporativa proposto por Carroll (1979). A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio das técnicas: pesquisa documental, observação participativa e aplicação de questionário, o qual foi elaborado com base na parametrização do Modelo TPSC de Carroll (1979) feita por Macêdo, Gadelha e Cândido (2014). Os resultados mostram os tipos de responsabilidade social da empresa, quais são as práticas sustentáveis implantadas e qual o comportamento resposta socioambiental da organização. Constatou-se que a franquia possui uma postura socialmente responsável, visto que foi identificada uma frequência positiva das categorias de responsabilidade econômica, ética, legal e discricionária. Em relação as ações de RSE, verificou-se que a empresa possui fortes práticas voltadas a segurança do produto, consumo e meio ambiente, enquanto que, as que são relacionadas a segurança no trabalho e acionistas podem ser melhor trabalhadas para alcançar um resultado mais positivo. Por fim, o comportamento de resposta mais presente na Franquia é a acomodativa. Assim, nota-se que o desempenho socialmente responsável da franquia investigada é percebido pelo público interno que atua no nível tático de uma franqueada, todavia, como forma de melhoria contínua, a empresa possui alguns aspectos que podem ser aprimorados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleDesempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe current context is characterized by new exigencies and necessities that companies need to attend in such a way to ensure its competitivity in the market. One of these exigencies is the adoption of Corporate Social Responsibility (CSR). Due to frequent discussions concerning this theme, as well as, counting with a more critical look from consumers, government, society and other stakeholders under the behavior of organizations, many companies started to rethink their actions and to implant practices that consider their impact on the environment and society. Within this context, the present study had as its objective to identify the socially responsible performance of a cosmetics and perfumes franchise from the perception of an internal public that operates at the tactical level of a franchised in the city of Campina Grande - PB. The research is characterized as a case study of descriptive nature, because it aimed to identify and describe the socially responsible performance of the company from the Three-Dimensional Conceptual Model of Corporate Performance proposed by Carroll (1979). The analysis of the results was made from a quali-quantitative approach. Data were collected through techniques: documentary research, participatory observation and questionnaire, which was elaborated based on the parametrization of the TCCP Model, Carroll (1979), made by Macêdo, Gadelha, and Cândido (2014). The results show the types of corporate social responsibility, the implanted sustainable practices, and the socio-environmental behavior response of the organization. It was found that the franchise has a socially responsible posture, since it was identified a positive frequency of categories of responsibility economic, ethical, legal and discretionary. Regarding CSR activities, it was found that the company has strong practices focused on product safety, consumer and environment, while those related to safety at work and shareholders can be better worked to achieve a more positive outcome. Finally, the most frequent response behavior in Franchise is now accommodative. Just note that the performance of socially responsible of the investigated franchise is perceived by the internal public that operates at the tactical level of a franchised, however, as a continuous improvement way, the company has some aspects that can be ameliorated.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251-
dc.date.accessioned2019-08-01T13:00:49Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2019-08-01T13:00:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPúblico internopt_BR
dc.subjectDesempenho socialmente responsávelpt_BR
dc.subjectCorporate social responsibilitypt_BR
dc.subjectFranchisept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectInternal publicpt_BR
dc.subjectSocially responsible performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Dayana Carneiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocially responsible performance in the Franchising system: a case study of a franchisee.-
dc.identifier.citationLEITE, Dayana Carneiro. Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado. 2016. 81 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio Supervisionado), curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANA CARNEIRO LEITE - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfDayana Carneiro Leite - Relatório de Estágio Administração CH 2016.911.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.