Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2252523606898703pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.cavalcante-
dc.description.resumoEste trabalho intitulado “Os significados da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem da Sociologia”, teve como objetivo geral compreender os significados da utilização de recursos didáticos para o ensino de Sociologia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa na Escola Estadual “Monteiro”, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário com nove (09) questões, sendo oito abertas (objetivas) e uma (01) fechada (subjetiva) que foi aplicado a sessenta alunos, distribuídos nas turmas do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio, e a entrevista semiestruturada com dezesseis (16) questões abertas (subjetivas) que foram destinadas a duas (02) professoras que lecionam a referida disciplina. Após a coleta dos dados, os mesmos foram encaminhados para o cumprimento da etapa de caracterização e análise qualitativa dos resultados obtidos. Assim, os resultados analisados demonstraram que embora os recursos didáticos sejam compreendidos como sendo instrumentos facilitadores do processo de ensino/aprendizagem, os mesmos não são utilizados de forma diversificada e com frequência pelas docentes, que ainda continuam a utilizar os recursos considerados tradicionais, como o quadro negro e o livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleOs significados da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem da sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2016-10-18-
dc.description.abstractThis work entitled "The meaning of the use of teaching resources in the teaching learning of sociology", aimed to understand the meanings of the use of educational resources for teaching sociology. Therefore, there was an exploratory research with a qualitative approach in the State School "Monteiro" PB, with the data collection instruments a questionnaire with nine (09) questions, eight open (objective) is and (01) closed ( subjective) that was applied to sixty students, distributed in the classes of the 1st, 2nd and 3rd high school year, and semistructured interviews with sixteen (16) open questions (subjective) that were intended to two (02) teachers who teach said discipline. After collecting the data, they were referred to the fulfillment of the characterization stage and qualitative analysis of the results. Thus, the analyzed results showed that although the teaching resources are understood as facilitating instruments of the teaching / learning process, they are not used in a diversified manner and often by teachers who still continue to use traditional resources considered as the blackboard and textbook.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5252-
dc.date.accessioned2019-08-01T13:10:54Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T13:10:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da sociologiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEducation  pt_BR
dc.subjectSociology teaching  pt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Joyce Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe meanings of the use of didactic resources in the teaching / learning process of sociology: an analysis from high school teachers and students.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Joyce Alves. Os significados da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino/aprendizagem da sociologia: uma análise a partir de professores e estudantes do ensino médio. 2016. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5252pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE ALVES CAVALCANTE - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016.pdfJoyce Alves Cavalcante - TCC Ciências Sociais 2016584.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.