Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5255
Title: Educação de jovens e adultos: perfil e perspectivas de alunos concluintes de ensino médio em uma escola pública.
Other Titles: Youth and adult education: profile and perspectives of high school graduates in a public school.
???metadata.dc.creator???: RAFAEL, Rivelino Neves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Katia Carina Mesquita da Cruz.
Keywords: Educação de jovens e adultos - escola;Sociologia educacional;Ensino médio;Youth and Adult Education - School  ;Educational sociology  ;High school
Issue Date: 2-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAFAEL, Rivelino Neves. Educação de jovens e adultos: perfil e perspectivas de alunos concluintes de ensino médio em uma escola pública. 2016. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5255
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, o objetivo principal foi identificar um perfil dos alunos concluintes do Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Leite de Sousa, localizada na cidade de Monteiro. Trata-se de um estudo de caso, onde a opção de coleta de dados foi pela técnica de questionários e observação participante. Na pesquisa busquei identificar nos alunos características semelhantes que possibilitassem delinear um perfil, com aspectos comuns a uma parte significativa do universo de estudantes pesquisados. Também é interesse deste trabalho, caracterizar do ponto de vista dos jovens as contribuições que a EJA lhes tem proporcionado. Saber dos alunos como eles se sentem inseridos nesta modalidade educacional e, à quais motivos eles atribuem não terem concluído o ensino regular na idade considerada adequada, quais perspectivas eles alimentam no que diz respeito a melhorar sua condição social, de trabalho e financeira, a partir do momento que concluírem sua formação básica, e se o fato de possuir um diploma trará benefícios imediatos para a vida de cada um. Montamos um breve histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, desde a colonização até os dias atuais e sobre a escola pesquisada. O resultado será a identificação de características deste grupo, que permitirá entender os motivos de estarem concluindo a educação básica nessa modalidade, bem como verificar se a EJA, do modo como está sendo trabalhada atende as expectativas dos educandos.
Abstract: In this work, the main objective was to identify a profile of high school graduating students in Youth and Adult Education at the State School José Leite de Sousa, located in Monteiro city. This work is a case study where the data collection technique was based on questionnaires and interviews. In the survey, we sought to identify similar characteristics, that would allow to outline a profile with commonalities to a significant part of the students surveyed universe. It was also interest of this study, characterizing the youth perspective about the contributions that the Youth and Adult Education has given to them. Knowing the students how they feel as students included in this educational modality and which reasons they attribute for not have completed the Regular Education at the age considered appropriate, what kind of considerations these students have to make about school that they attend regarding the structure, teaching materials used in classes with, teachers and their teaching methods and which prospects they feed aiming to improve their social conditions, labor and financial, starting at the time that they complete their studies, and if the fact of having a diploma, in their view, will bring immediate benefits for the lives of each one. To understand the students’ perspective, we will spend a look at the reality of the school, assembling a brief profile of the teachers inserted on this stage of formation, at the School analyzed and we will make a brief history of the Youth and Adults education.
Keywords: Educação de jovens e adultos - escola
Sociologia educacional
Ensino médio
Youth and Adult Education - School  
Educational sociology  
High school
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5255
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIVELINO NEVES RAFGAEL - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016.pdfRivelino Neves Rafael - TCC Ciências Sociais 2016701.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.