Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5256
Title: Análise dos fatores de influência na escolha do curso de administração da UFCG.
Other Titles: Analysis of the influencing factors in the choice of UFCG administration course.
???metadata.dc.creator???: RAMOS, Michelly Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brandão, Wanderberg Alves
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinícius Farias
Keywords: Administração;Fatores de escolha;Orientação profissional;Bussiness management;Factors of choice;Vocational guidance
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMOS, Michelly Silva. Análise dos fatores de influência na escolha do curso de administração da UFCG. 2017. 43 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5256
???metadata.dc.description.resumo???: Com o intuito de identificar quais fatores influenciam na escolha de uma graduação, neste trabalho é utilizada uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários entre os alunos do curso de administração da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, visando destacar quais os fatores mais recorrentes no fator de decisão para escolha do curso. O questionário utilizado foi adaptado de Bomtempo (2005) que apresentava 32 variáveis, a amostra foi coletada entre alunos do curso que se encontravam entre o 1° e 4° semestre do curso, resultando na coleta de 126 questionários válidos. Os dados foram tabulados e analisados por meio do software SPSS com a aplicação da Análise Fatorial Exploratória (AFE). O agrupamento culminou em 5 fatores de escolha, sendo: prestígio e sucesso, aperfeiçoamento profissional, gosto e identificação pessoal, influência familiar e mercado de trabalho. Por meio do resultado dos 5 fatores efetuou-se o cálculo da média e do desvio padrão, no intuito de entender melhor quais as variáveis apresentam peso maior na escolha dos alunos do curso de administração.
Abstract: In order to identify which factors influence the choice of undergraduate students, a quantitative approach is used in this study, through the application of questionnaires among the students of the business management course of the Federal University of Campina Grande - UFCG. Recurring factors in the decision-making factor for course choice. The questionnaire used was adapted from Bomtempo (2005), which presented 32 variables, the sample was collected among students from the 1st to 4th semester of the course, resulting in the collection of 126 valid questionnaires. The data were tabulated and analyzed using the SPSS software with the application of the Exploratory Factor Analysis (AFE), the grouping culminating in 5 factors of choice, being: prestige and success, professional improvement, taste and personal identification, family influence and market of job. By means of the result of the 5 factors, the mean and the standard deviation were calculated, in order to better understand which variables present greater weight in the choice of the students of the course of business management.
Keywords: Administração
Fatores de escolha
Orientação profissional
Bussiness management
Factors of choice
Vocational guidance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5256
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELLY SILVA RAMOS – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2017.pdfMichelly da Silva Ramos - Relatório de Estágio Administração CH 2017412.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.