Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
Title: A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB.
Other Titles: The perspective of EJA students in the city of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Rosilda Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Estudante – relação educação trabalho;Problemas de aprendizagem;Relação família e educação;Youth and adult education  ;Student - relationship education work  ;Learning problems  ;Family relationship and education
Issue Date: 2-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Rosilda Maria de. A perspectiva dos alunos do EJA no município de Sumé-PB. 2016. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu como parte do Movimento de Educação Popular tendo como principal objetivo diminuir com as desigualdades sociais através da educação. O Aprendizado, restaura, amplia e modifica o indivíduo, e o resgate desses jovens e adultos as salas de aula pode fazer a grande diferença na vida de uma nação inteira. Partindo desse contexto, esse trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades, perspectivas e experiência dos alunos EJA do município de Sumé-PB. O Presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Como instrumento metodológico para coleta dos dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas, um modelo para os 25 alunos, outro questionário para as duas professoras e mais um questionário para a coordenadora. O trabalho foi realizado com os alunos das escolas; Zélia Braz e Rodolfo Santa Cruz em Sumé - PB. A pesquisa revela que esses alunos na maioria mulheres, entendem a importância de aprender a ler e escrever, para poderem dar continuidades a seus estudos, bem como ter melhores perspectivas de trabalho, dar exemplos para familiares e amigos e ajudar a construir uma sociedade melhor.
Abstract: The Youth and Adult Education (EJA) emerged as part of the Popular Education Movement with the main objective to reduce social inequalities through education. The Learning, restores, enhances and modifies the individual, and the rescue of these young people and adults, classrooms can make a big difference in the life of an entire nation. From this context, this study aims to identify the difficulties, perspectives and experiences of adult education students in the city of Sume-PB. The present study deals with a qualitative research. As a methodological tool for data collection was used questionnaire with open and closed questions, a model for the 25 students, another questionnaire to the two teachers and one questionnaire for the coordinator. The work was carried out with students of schools; Zelia Braz and Rodolfo Santa Cruz in Sume - PB. The survey revealed that these students most women understand the importance of learning to read and write, in order to give continuity to their studies and have better job prospects, give examples for family and friends and help build a better society.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Estudante – relação educação trabalho
Problemas de aprendizagem
Relação família e educação
Youth and adult education  
Student - relationship education work  
Learning problems  
Family relationship and education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5261
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSILDA MARIA DE LIMA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfRosilda Maria de Lima - TCC Ciências Sociais 2016. 316.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.