Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5263
Title: A importância da educação de jovens e adultos: analisando o ensino do PROEJA na cidade de Sumé.
Other Titles: The importance of youth and adult education: analyzing PROEJA's teaching in the city of Sumé.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Simone de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Antônio Josinaldo Soares da.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Ensino e aprendizagem;PROEJA;Youth and adult education  ;Teaching and learning;Want
Issue Date: 20-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Simone de Farias. A importância da educação de jovens e adultos: analisando o ensino do PROEJA na cidade de Sumé. 2016. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5263
???metadata.dc.description.resumo???: A educação de jovens e adultos no Brasil vem desde o período colonial, contudo se fizermos um comparativo histórico, sobre a temática em questão, é possível observar que há um novo pensar sobre os cursos de Educação de Jovens e Adultos, principalmente questões relativas ao contexto social e econômico dos alunos. Existem diversos motivos que levam esses adultos a voltar a estudar, questões que variam entre as exigências econômicas, tecnológicas, critérios relacionados à competitividade do mercado de trabalho, ou até mesmo a necessidade de preencher a falta dos estudos. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral analisar a importância social e pedagógica do ensino para esses jovens e adultos que retornaram aos estudos. E como objetivos específicos, investigar os principais desafios da educação de jovens e adultos na rede municipal de ensino, da cidade de Sumé - PB; Esse estudo, por um lado, decorre de uma vivência como discente em classes de EJA e, por outro, em virtude das discussões no contexto acadêmico, observando sempre o papel social e pertinência do ensino nessa modalidade. Esta pesquisa se configura em um estudo de caso, por meio da qual realiza o levantamento de informações a partir das anotações de diário de campo, com descrições das aulas observadas, como forma de responder aos objetivos propostos em no estudo, revelam o cenário atual do PROEJA no município de Sumé - PB. O questionário aplicado com alunos e professoras das duas turmas analisadas, como instrumento de coleta dos dados. Como resultado conclui que as ações educativas do PROEJA no município de Sumé – PB, acontecem efetivamente e estão sendo relevante como forma de garantir a acesso à escolarização dos estudantes analisados, que estão claramente avançando nos níveis de aprendizagem e no desenvolvimento social de cada um. O trabalho desenvolvido pelas duas professoras analisadas é satisfatório, pois elas utilizam métodos que tem relação direta com a proposta pedagógica do referido programa.
Abstract: The education of young people and adults in Brazil comes from the colonial period, but if we make a historical comparison, on the subject in question, you can see that there is a new thinking about the Youth and Adult Education courses, especially issues related to context social and economic development of the students. There are several reasons why these adults to return to school, issues ranging from economic, technological requirements, criteria related to the competitiveness of the labor market, or even the need to fill the lack of studies. In this context, this study has as main objective to analyze the social and educational importance of education for these young people and adults who have returned to school. And as specific objectives, to investigate the main challenges of adult education in public schools, the city of Sumé - PB; This study, on the one hand, stems from an experience as a student in adult education classes and, secondly, because of the discussions in the academic context, always observing the social role and relevance of teaching this modality. This research can be considered a case study through which carried out the survey information from the diary notes field, with descriptions of the classes observed, as a way of meeting the objectives proposed in our study revealed the current scenario PROEJA of the municipality of Sumé - PB. The questionnaire with students and teachers of the two groups analyzed was used as data collection instrument. As a result can be noted that the educational activities of PROEJA in the municipality of Sumé - PB, take place effectively and are relevant in order to guarantee the access to education of the examined students, who are clearly moving in the levels of learning and social development of each one. The work carried out by two teachers considered satisfactory because they use methods that are directly related to the educational proposal of the program.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Ensino e aprendizagem
PROEJA
Youth and adult education  
Teaching and learning
Want
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5263
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE DE FARIAS OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfSimone de Farias Oliveira - TCC Ciências Sociais 2016. 362.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.