Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5264
Title: A percepção de professores acerca da prática educativa, à luz da perspectiva pedagógica freiana: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys em Livramento-PB em questão.
Other Titles: Teachers' perception about educational practice, in the light of Freiana's pedagogical perspective: João Lelys State School of Elementary and High School in Livramento-PB in question.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Katiany.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Walberto Barbosa da.
Keywords: Educação;Docente - Professor;Education;Teacher - Teacher;Freirean Pedagogy;Pedagogia Freiriana
Issue Date: 20-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Katiany da. A percepção de professores acerca da prática educativa, à luz da perspectiva pedagógica freiana: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys em Livramento-PB em questão. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5264
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar nas práticas educativas de professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys do município de livramento PB, elementos indicadores da pedagogia freiriana, destacando a pertinência dessa perspectiva no contexto escolar deste município. Para isso foi feito uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio da utilização da técnica da entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram professores da referida escola. Com relação à fundamentação teórica, o nosso trabalho se apoiou na obra de Paulo Freire, principalmente, com destaque para o seu livro “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Como resultados, percebemos que a visão que os sujeitos desta pesquisa tem sobre as práticas educativas apresenta alguns traços da teoria freiriana, como a busca de metodologia adequada para o ensino, considerando às necessidades dos alunos; a valorização da formação para atuar de forma mais qualificada e consequente; o conhecimento sobre o perfil dos alunos; um olhar crítico sobre o currículo. Mas, percebemos alguns posicionamentos esvaziados de sentido político-pedagógico a respeito do que se pensa sobre a prática educativa, sem um mínimo de aprofundamento, passando uma impressão de falta de conhecimento sobre essa questão, assim como sobre a contribuição que a obra de Freire pode oferecer para o campo da educação. Percebemos que a obra de Freire poderia ser melhor divulgada e fazer parte da formação de professores, já que a sua obra tem muito a oferecer.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajotiene como objetivo identificar y analizarenlas prácticas educativas de profesores de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Lelys, do municipio de Livramento –PB, elementos indicadores de lapedagogía Freiriana, destacando larelevancia de esta perspectiva enel contexto escolar de este municipio. Para eso se hizo una aproximación cualitativa a través del uso de la técnica de la entrevista. Los sujetos de la investigación fueron profesores de la mencionada escuela. En cuanto a la fundamentación teórica, nuestro trabajo se basó en la obra de Paulo Freire, principalmente, centrándose en su libro "Pedagogía de la autonomía: conocimientos necesarios para la práctica educativa." Como resultado, percibimos que la visión que los sujetos de esta investigación tiene sobre las prácticas educativas presenta algunos rasgos de la teoría Freiriana, como la búsqueda de metodología adecuada para la enseñanza, considerando las necesidades de los alumnos; la valorización de la formación para actuar de forma más cualificada y consecuente; el conocimiento sobre el perfil de los estudiantes; una mirada crítica sobre el currículo. Pero, percibimos algunos posiciones vacías de sentido político-pedagógico a respecto de lo que piensa de la práctica educativa, sin un mínimo de profundidad, pasando una impresión de falta de conocimiento sobre esa cuestión, así como sobre la contribución que la obra de Freire puede ofrecer para el campo de la educación. Percibimos que la obra de Freire podría ser mejor divulgada y hacer parte de la formación de profesores, ya que su obra tiene mucho a ofrecer.
Keywords: Educação
Docente - Professor
Education
Teacher - Teacher
Freirean Pedagogy
Pedagogia Freiriana
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5264
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA KATIANY DA SILVA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfMaria Katiany da Silva TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2016.548.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.