Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUZA, W. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370207454216199 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MIRANDA, M. C. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/325565835692342 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUZA, Wallace Ferreira de. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.souza | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios iniciais da implantação e acomodação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O ProEMI é um programa do Governo Federal que visa à ampliação do tempo na escola a partir da introdução de novas práticas pedagógicas no Ensino Médio. A finalidade da pesquisa foi diagnosticar as condições de aceitação desse programa no âmbito escolar na visão de professores e alunos. Para tanto esta análise realizou-se durante as atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi um estudo de caso mediante abordagem qualitativa com aplicação de questionários aos sujeitos que participaram desta nova fase de reestruturação do ensino. As conclusões do trabalho indicam que, a avaliação do programa é positiva por parte da maioria dos alunos e professores. Todavia, a implantação desse projeto teve seus pesos e contrapesos haja vista que faltaram esforços e reais investimentos do governo, pois houve atraso no repasse de verbas da merenda escolar, bem como na falta de infraestrutura da escola, contudo as necessidades iniciais foram superadas e o programa conseguiu ser efetivado na escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Entre a docência e a discência: experiências, olhares e percepções do ProEMI na Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016-06-01 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios iniciais da implantação e acomodação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O ProEMI é um programa do Governo Federal que visa à ampliação do tempo na escola a partir da introdução de novas práticas pedagógicas no Ensino Médio. A finalidade da pesquisa foi diagnosticar as condições de aceitação desse programa no âmbito escolar na visão de professores e alunos. Para tanto esta análise realizou-se durante as atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi um estudo de caso mediante abordagem qualitativa com aplicação de questionários aos sujeitos que participaram desta nova fase de reestruturação do ensino. As conclusões do trabalho indicam que, a avaliação do programa é positiva por parte da maioria dos alunos e professores. Todavia, a implantação desse projeto teve seus pesos e contrapesos haja vista que faltaram esforços e reais investimentos do governo, pois houve atraso no repasse de verbas da merenda escolar, bem como na falta de infraestrutura da escola, contudo as necessidades iniciais foram superadas e o programa conseguiu ser efetivado na escola. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T14:39:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01 | - |
dc.date.available | 2019-08-01T14:39:24Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino integral | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Integral education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Wilza Borges de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Between teaching and students: experiences, looks and perceptions of ProEMI at Senador José Gaudêncio State School in Serra Branca - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Wilza Borges de. Entre a docência e a discência: experiências, olhares e percepções do ProEMI na Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca - PB. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WILZA BORGES DE SOUZA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdf | Wilza Borges de Souza - TCC Ciências Sociais 2016. | 879.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.