Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, W. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370207454216199pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/325565835692342pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Wallace Ferreira de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.souza-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios iniciais da implantação e acomodação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O ProEMI é um programa do Governo Federal que visa à ampliação do tempo na escola a partir da introdução de novas práticas pedagógicas no Ensino Médio. A finalidade da pesquisa foi diagnosticar as condições de aceitação desse programa no âmbito escolar na visão de professores e alunos. Para tanto esta análise realizou-se durante as atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi um estudo de caso mediante abordagem qualitativa com aplicação de questionários aos sujeitos que participaram desta nova fase de reestruturação do ensino. As conclusões do trabalho indicam que, a avaliação do programa é positiva por parte da maioria dos alunos e professores. Todavia, a implantação desse projeto teve seus pesos e contrapesos haja vista que faltaram esforços e reais investimentos do governo, pois houve atraso no repasse de verbas da merenda escolar, bem como na falta de infraestrutura da escola, contudo as necessidades iniciais foram superadas e o programa conseguiu ser efetivado na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEntre a docência e a discência: experiências, olhares e percepções do ProEMI na Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca - PB.pt_BR
dc.date.issued2016-06-01-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios iniciais da implantação e acomodação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola E.E.E.F.M Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O ProEMI é um programa do Governo Federal que visa à ampliação do tempo na escola a partir da introdução de novas práticas pedagógicas no Ensino Médio. A finalidade da pesquisa foi diagnosticar as condições de aceitação desse programa no âmbito escolar na visão de professores e alunos. Para tanto esta análise realizou-se durante as atividades do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi um estudo de caso mediante abordagem qualitativa com aplicação de questionários aos sujeitos que participaram desta nova fase de reestruturação do ensino. As conclusões do trabalho indicam que, a avaliação do programa é positiva por parte da maioria dos alunos e professores. Todavia, a implantação desse projeto teve seus pesos e contrapesos haja vista que faltaram esforços e reais investimentos do governo, pois houve atraso no repasse de verbas da merenda escolar, bem como na falta de infraestrutura da escola, contudo as necessidades iniciais foram superadas e o programa conseguiu ser efetivado na escola.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268-
dc.date.accessioned2019-08-01T14:39:24Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T14:39:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino integralpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectIntegral education  pt_BR
dc.subjectCurriculum  pt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Wilza Borges de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween teaching and students: experiences, looks and perceptions of ProEMI at Senador José Gaudêncio State School in Serra Branca - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Wilza Borges de. Entre a docência e a discência: experiências, olhares e percepções do ProEMI na Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca - PB. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5268pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILZA BORGES DE SOUZA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfWilza Borges de Souza - TCC Ciências Sociais 2016. 879.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.