Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4203326064492494pt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Joyce Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDALENCAR, J. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616103723849559pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2PORTO, Shirley Barbosa das Neves.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.silva3-
dc.description.resumoInvestiga a evolução dos alunos surdos que são incluídos na escola Municipal Presidente Vargas na cidade de Sumé-PB, uma escola que deveria estar preparada para receber alunos surdos do município. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram a observação, o caderno de campo e a entrevista semi estruturada com os docentes surdos, os ouvintes e a diretora. O objetivo visa investigar como se dá o processo de ensino- aprendizagem de alunos surdos incluídos no sistema Municipal de Ensino em Sumé. Para tanto, busaca-se analisar como acontece o ensino na escola Municipal onde acontece a inclusão, como é a relação aluno surdo e professor nesse processo inclusivo, verificar como os professores aplicam a metodologia na sala inclusiva e identificar como os alunos são avaliados nesse processo de inclusão. Os resultados nos mostram que a escola Municipal Presidente Vargas não está preparada para receber alunos surdos, pois falta qualificação das pessoas que fazem parte da instituição. Os docentes têm o direito de aprender, ter educação frequentar a escola para que haja o desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO desafio da inclusão dos alunos surdos na escola municipal: um estudo crítico da realidade da educação inclusiva em Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2016-06-03-
dc.description.abstractIt investigates the evolution of deaf students who are included in the Presidente Vargas Municipal School in the city of Sumé-PB, a school that should be prepared to receive deaf students from the municipality. This research is of qualitative approach. The instruments used for data collection were observation, field notebook and semi-structured interview with deaf teachers, listeners and the principal. The objective is to investigate how is the process of teaching and learning of deaf students included in the Municipal System of Education in Sumé. To this end, we seek to analyze how teaching happens in the Municipal School where inclusion happens, how is the relationship deaf student and teacher in this inclusive process, to verify how teachers apply the methodology in the inclusive room and identify how students are evaluated in this process. of inclusion. The results show us that the Presidente Vargas Municipal School is not prepared to receive deaf students, because there is a lack of qualification of the people who are part of the institution. Teachers have the right to learn, to have education, to attend school for development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5270-
dc.date.accessioned2019-08-01T14:57:44Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T14:57:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação-Ensinopt_BR
dc.subjectGrupos especiais de pessoas-surdospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducation-Teachingpt_BR
dc.subjectSpecial groups of deaf peoplept_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Lucinéa Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of including deaf students in the municipal school: a critical study of the reality of inclusive education in Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lucinéia Alves da. O desafio da inclusão dos alunos surdos na escola municipal: um estudo crítico da realidade da educação inclusiva em Sumé-PB. 2016. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5270pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCINEIA ALVES DA SILVA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfLucinéia Alves da Silva TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2016.28.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.