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Title: Percepção de privacidade no ambiente online.
Other Titles: Perception of privacy in the online environment.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jocelly Raissa de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Marielza Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
Keywords: Privacidade;personalização;E-Commerce;Privacy;personalization
Issue Date: May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jocelly Raissa de Araújo. Percepção de privacidade no ambiente online. 2016, 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso- Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Os novos hábitos de consumo e relacionamento decorrentes das novas tecnologias estão criando possibilidades antes inimagináveis de coleta, armazenamento e análise de dados. Esta condição torna a definição de produtos e serviços personalizados mais fácil, mas também pode aumentar a preocupação dos usuários com questões relacionadas à posse de seus dados por terceiros. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção de privacidade dos consumidores online dos cursos de Administração e Ciências da Computação da UFCG, buscando compreender se são favoráveis ou contrários à coleta de dados em troca de serviços personalizados. O método utilizado foi exploratório-descritivo. A pesquisa foi conduzida com uma amostragem não-probabilística, obtendo 215 respondentes. Para a coleta foi utilizado questionário impresso e eletrônico. Entre os principais resultados, existem evidências de que há disposição para o fornecimento de informações, desde que não estejam relacionadas a documentos oficiais e que sua utilização seja direcionada para o oferecimento de valor ao usuário. A conclusão geral é que existem evidências de que os usuários pesquisados estão dispostos a fornecer dados pessoais, desde que haja a percepção de valor oferecido em troca.
Abstract: The new consumption habits and relationships arising from new technologies are creating previously unimagined possibilities of collection, data storage and analysis. This condition makes the definition of customized products and services easier, but can also increase the concern of users with issues related to ownership of their data by third parties. The aim of this study is to analyze the perception of privacy of online consumers of Business and Computer Science courses at UFCG, trying to understand whether they favor or oppose the collection of data in exchange for personalized services. The method used was exploratory and descriptive. The research was conducted with a non-probability sampling, obtaining 215 respondents. For the collection was used printed and electronic questionnaire. Between the main results, there is evidence that there is provision for the supply of information, provided they are not related to official documents and its use is directed to the user value offer. The general conclusion is that there is evidence that the users surveyed are willing to provide personal data, since that there is the perception of value offered in return.
Keywords: Privacidade
personalização
E-Commerce
Privacy
personalization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271
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