Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTANA, K. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1OURIQUES, Raquel Andrade Barros.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDOURIQUES, R. A. Bpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444852262807091pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Lúcia Santana de.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee2FERNANDES, Maria Aldano de França.-
dc.contributor.referee2IDFERNANDES, M. A. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972425946014394pt_BR
dc.description.resumoA Inteligência Competitiva é uma ferramenta oportuna que pode auxiliar na previsão de longo prazo, fundamental a sobrevivência e competitividade de uma empresa. Segundo Valentim et al (2003), a IC se trata de um processo pelo qual o ambiente externo e interno da empresa é analisado, identificando riscos e oportunidades no meio em que está inserida e definir estratégias de ação para que a empresa se torne competitiva no mercado. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação dos princípios de Inteligência Competitiva nos supermercados da cidade de Queimadas, PB. Encontra justificativa em que a IC possibilita uma maior segurança nas ações tomadas pela empresa, pelo fato de permitir um maior conhecimento sobre o setor que atua. Quanto à metodologia, a pesquisa é caracterizada como quantitativa descritiva, utilizando como técnica um estudo de caso em supermercados de Queimadas, com 3 (três) empresas. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário estruturado. Na análise de resultados foi possível verificar que as empresas estudadas possuem um escasso conhecimento sobre as práticas de IC, além de pouco utilizá- las ainda que informalmente. Apesar de sofrer com a concorrência, não possuem ferramentas que as tornem competitivas no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePráticas de inteligência competitiva em supermercado de Queimadas - PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe Competitive Intelligence is a timely tool that can assist at forecasting in a long- term, fundamental to the survival and competitiveness of a company. According to Valentine et al (2003), the CI it is a process by which the external and internal environment of the company is analyzed, identifying risks and opportunities in the ambience in where it inserted and defining action strategies for the company to become competitive in the Marketplace. This study aims to analyze the practice of the principles of Competitive Intelligence in supermarkets in the city of Queimadas, PB. Is justified in the CI because they provide a greater security in the actions taken by the company, by the fact of allow greater knowledge of the sector which it operates. About the methodology, the research is characterized as quantitative descriptive, using as technique a case study in supermarket from Queimadas, with three (3) companies. The data collection was done from the application of a structured questionnaire. The results of analysis we found that the companies studied have little knowledge about CI practices, besides little using them, even if informally. Despite suffering with the competition, it does not have tools that make them competitive in the market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273-
dc.date.accessioned2019-08-01T15:15:07Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2019-08-01T15:15:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectTomada de decisõespt_BR
dc.subjectCompetitive intelligencept_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectDecision-makingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Katyelle Cardoso.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetitive intelligence practices in Queimadas supermarket - PB.-
dc.identifier.citationSANTANA, Katyelle Cardoso. Práticas de Inteligência Competitiva em Supermercados da cidade de Queimadas – PB. 2016. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATYELLE CARDOSO SANTANA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfKatyelle Cardoso Santana - Relatório de Estágio Administração CH 2016.956.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.