Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, L. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428274442746552pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Elmano Pontes.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, E. Ppt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Claudia Gomes de.-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2922885697021371pt_BR
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Wanderberg Alves.-
dc.contributor.referee2IDBRANDÃO, W. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3475303519498490pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, a Comunicação Interna (CI) vem recebendo cada vez mais atenção por parte dos gestores das empresas. Esta valorização é resultante da disseminação da ideologia de que os funcionários necessitam estar devidamente informados acerca tanto dos objetivos da organização, como também de assuntos cotidiano de tal forma que boatos não sejam disseminados. Viabilizando este processo, encontram-se as ferramentas da comunicação, as quais agem como catalisadoras deste processo, permitindo com que haja a sinergia intraorganizacional. Diante disso, o presente Relatório de Estágio Supervisionado possui por objetivo analisar os processos de CI na unidade João Rique Ferreira (JRF) do Serviço Social da Indústria (SESI), localizado na cidade de Campina Grande – PB. Para o alcance deste objetivo, os métodos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória. Assim, a fase exploratória da pesquisa foi realizada com base nos modelos adaptados de Caleiras (2015) e Souza (2004) com uma amostragem não probabilística por conveniência, composta por funcionários da empresa em análise. Para a coleta de dados, os questionários foram respondidos presencialmente, obtendo-se 47 respondentes no total. Assim, os resultados desta fase demonstram que a empresa em estudo apesar de possuir diversos meios de comunicação formais e informais, alguns funcionários não se sentem totalmente informados acerca dos acontecimentos da organização, tampouco utilizam-se das ferramentas e ações de integração em sua totalidade. Também foram identificadas a utilização de quinze ferramentas de comunicação interna. Entretanto, faz-se necessária a adoção de novas formas de comunicação mais interativas e de novas práticas, por isso foi sugerido o “Fique por Dentro”, o Blog CAT João Rique Ferreira, a campanha “Compartilhe” e a inclusão do status financeiro do cliente no Relatório de Sustentabilidade. Desta forma, conclui-se que o CAT JRF, necessita colocar a comunicação interna como uma de suas prioridades, dando-lhe um status estratégico, de modo que os benefícios advindos da melhora do fluxo de informações venham a transpor a própria organização, gerando reflexos no meio externo e destacando a empresa no âmbito da prestação de serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleComunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI - PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractOver the years, the Internal Communication (IC) has been receiving increasing attention by managers of the companies. This enhancement results from the spread of the ideology that employees need to be properly informed about the goals of the organization, as well as everyday matters such that rumors are not disseminated. Enabling this process are those of communication tools, which act as catalysts in this process, allowing that there is a synergy intraorganizational. Thus, the present Supervised Intership Report has to analyze the IC processes in Social Service for Industry’s (SESI) institution, João Rique Ferreira (JRF), located in the city of Campina Grande - PB. To achieve this goal, the methods used to collect the data were participant observation, literature and exploratory research. Therefore, the exploratory phase of the research was based on Caleiras (2015) and Souza (2004) adapted models with a non-probabilistic convenience sampling, consisting of employees of the company under review. To collect data, questionnaires were answered in person, resulting in 47 respondents in total. Pursuant to, the results of this phase shows that the company study despite having different means of formal and informal communication, some employees do not feel fully informed about the organization of events, nor are used the tools and integration of actions in its entirety. Also were identified using fifteen internal communication tools. However, it is necessary to adopt new forms of more interactive communication and new practices, so it was suggested to "Fique por Dentro," the CAT João Rique Ferreira’s Blog, the campaign "Compartilhe" and the inclusion of the financial status customer in the Sustainability Report. Accordingly , it is concluded that the CAT JRF , need to place internal communication as one of its priorities , giving it a strategic status , so that the benefits from the improved flow of information will transpose the organization itself, generating reflections in the external and highlighting the company in the provision of servicespt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276-
dc.date.accessioned2019-08-01T15:22:57Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2019-08-01T15:22:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectSistema FIEPpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationpt_BR
dc.subjectInternal communicationpt_BR
dc.subjectSESIpt_BR
dc.subjectFIEP systempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Laura Maria Aguiar.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInternal communication - a case study at the João Rique Ferreira SESI - PB call center.-
dc.identifier.citationCOSTA, Laura Maria Aguiar. Comunicação interna – um estudo de caso no centro de atendimento João Rique Ferreira SESI – PB. 2016. 96 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5276pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAURA MARIA AGUIAR COSTA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfLaura Maria Aguiar Costa - Relatório de Estágio Administração CH 2016.2.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.