Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1807847528083823pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.description.resumoOs jovens veem a inserção no Mercado de Trabalho, como sendo um objetivo essencial na conquista da sua independência financeira e autonomia. Dado as competições e exigências no mercado de trabalho cada vez mais requisitando qualificação para o alcance de melhores postos no mesmo, os jovens buscam instituições públicas ou privadas para obterem formação profissional. A partir dessas considerações, no âmbito privado, este estudo relata as expectativas e motivações dos alunos que frequentam cursos técnicos e tem como objetivo analisar as expectativas dos alunos que compõe os cursos técnicos da Escola X, instituição que oferece cursos de nível técnico em Enfermem, Nutrição, Segurança do Trabalho e Análises Clínicas no município de Campina Grande-PB. Nos aspectos metodológicos a pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem como quali- quantitativa, quanto aos objetivos como descritiva. Já em relação aos procedimentos, é uma pesquisa com Survey e análise documental. O principal instrumento de coleta de dados foi o questionário, para tabulação e análise dos dados usou distribuição de frequência e técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demostram o perfil socioeconômico dos respondentes, onde é evidenciado que a maioria dos estudantes são de baixa renda, quase todos não trabalham, entretanto estão se qualificando para se inserirem no mercado de trabalho e futuramente cursarem o ensino superior na área estudada ou afim, estão no curso pela identificação com o mesmo e por amor a profissão. A maior parte também possui expectativas de conseguirem com facilidade seu primeiro emprego, isso independentemente de ser público ou privado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleQualificação para o mercado de trabalho: um estudo sobre as perspectivas de estudantes de cursos técnicos profissionalizantes.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5279-
dc.date.accessioned2019-08-01T15:33:51Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2019-08-01T15:33:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabajopt_BR
dc.subjectJóvenespt_BR
dc.subjectCalificaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQualification for the job market: a study on the prospects of students in vocational technical courses.-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Sousa. Qualificação Para o Mercado De Trabalho: Um estudo sobre as perspectivas de estudantes de cursos técnicos profissionalizantes. 63 f. 2016. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5279pt_BR
dc.description.resumenLos jóvenes consideran que la inserción en el mercado laboral, como un objetivo clave en el logro de su independencia económica y autonomía. Dada la competencia y las exigencias del mercado de trabajo cada vez que solicita la calificación, para lograr mejores posiciones en el mismo, los jóvenes que buscan intitutions públicas o privadas para obtener una formación profesional. A partir de estas consideraciones, el sector privado, este estudio informa de las expectativas y motivaciones de los estudiantes que asisten a cursos técnicos y tiene como objetivo analizar expectativas de los estudiantes que conforman el graduado técnico de X. En los aspectos metodológicos de la investigación si caracteriza como el enfoque como cualitativa y cuantitativa, de los objetivos como se describe. En relación con el procedimiento es una encuesta de Survey y análisis de documentos. El principal instrumento de recolección de datos fue el cuestionario, para la tabulación y análisis de datos utilizado distribución de frecuencias y análisis de contenido técnico. Los resultados del estudio demuestran el perfil socioeconómico de los encuestados , lo que se evidencia que la mayoría de los estudiantes son de bajos ingresos , casi todos no funcionan , sin embargo se reúnen las condiciones para insertarse en el mercado laboral y la ruta futura de la educación superior en el área de estudio o relacionado , que están en curso para la identificación de los mismos y aman la profesión . La mayoría también tienen expectativas de conseguir su primer empleo con facilidad, ya sea pública o privada.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SOUSA SILVA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfMaria Sousa Silva - Relatório de Estágio Administração CH 2016.1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.