Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, M. V. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, P. J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405858467514427pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Erivan.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.goncalves-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou conhecer o contexto histórico e social dos alunos do Ensino Médio de uma escola do campo no cariri paraibano a fim de identificar a influência da dança no contexto escolar. No estudo de campo foram entrevistados alunos e ex-alunos de uma escola no município de São João do Cariri. Para tanto, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada para conhecer a opinião e inquietudes dos alunos das escolas do campo da região do cariri, e o que eles pensam sobre a prática da dança como componente integrador no ambiente escolar. Os resultados das entrevistas e observações foram categorizados a partir da Análise de Conteúdo proposto por Bardin. A partir desta análise, percebeu-se que assim como na maioria das escolas, a dança não é um componente muito trabalhado, apesar dos alunos demonstrarem o interesse em aprender danças como o forró, a valsa e o break dance no ambiente escolar. Apesar de não ser um componente regular presente nas escolas da região do Cariri paraibano, seja por meio das aulas de Educação Física e/ou Artes, na área de Linguagens e Códigos e suas tecnologias, a Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos incentiva os alunos durante as apresentações culturais da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleOs conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2017-05-10-
dc.description.abstractThe aim of this study is to learn about the historical and social context of high school students from a countryside school in the Cariri region of Paraíba in order to identify the influence of dance in the school context. In the field study, students and exstudents of a school in São João do Cariri city interviewed. For that, a semistructured interview script was applied in order to know the opinions and concerns of the students from the Countryside School.in the Cariri region, and what they think about the practice of dance as an integrating component in the school environment. Results from the interviews and observations were categorized from the Content Analysis proposed by Bardin. From this analysis, it was noticed that as in most schools, dancing is not a much-worked component, although students show an interest in learning dances such as, forró, waltz, and break dance in the school environment. Even though it is not a regular component presented in schools in the Cariri region of Paraíba, whether through Physical Education and/or Arts classes, in the field of Languages and Codes and its technologies, the Jornalista José Leal Ramos State School encourages students during the school's cultural presentations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280-
dc.date.accessioned2019-08-01T15:37:26Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T15:37:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDança e educaçãopt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectDance and educationpt_BR
dc.subjectBody culturept_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectCountry Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Maria Valdecia Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contents of body culture of movement: contextualizing dance in a rural school.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maria Valdecia Batista. Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo. 2017. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VALDECIA BATISTA GONÇALVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfMaria Valdecia Batista Gonçalves TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2017.309.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.