Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GONÇALVES, M. V. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, P. J. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8405858467514427 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. | - |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Erivan. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.goncalves | - |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou conhecer o contexto histórico e social dos alunos do Ensino Médio de uma escola do campo no cariri paraibano a fim de identificar a influência da dança no contexto escolar. No estudo de campo foram entrevistados alunos e ex-alunos de uma escola no município de São João do Cariri. Para tanto, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada para conhecer a opinião e inquietudes dos alunos das escolas do campo da região do cariri, e o que eles pensam sobre a prática da dança como componente integrador no ambiente escolar. Os resultados das entrevistas e observações foram categorizados a partir da Análise de Conteúdo proposto por Bardin. A partir desta análise, percebeu-se que assim como na maioria das escolas, a dança não é um componente muito trabalhado, apesar dos alunos demonstrarem o interesse em aprender danças como o forró, a valsa e o break dance no ambiente escolar. Apesar de não ser um componente regular presente nas escolas da região do Cariri paraibano, seja por meio das aulas de Educação Física e/ou Artes, na área de Linguagens e Códigos e suas tecnologias, a Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos incentiva os alunos durante as apresentações culturais da escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017-05-10 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study is to learn about the historical and social context of high school students from a countryside school in the Cariri region of Paraíba in order to identify the influence of dance in the school context. In the field study, students and exstudents of a school in São João do Cariri city interviewed. For that, a semistructured interview script was applied in order to know the opinions and concerns of the students from the Countryside School.in the Cariri region, and what they think about the practice of dance as an integrating component in the school environment. Results from the interviews and observations were categorized from the Content Analysis proposed by Bardin. From this analysis, it was noticed that as in most schools, dancing is not a much-worked component, although students show an interest in learning dances such as, forró, waltz, and break dance in the school environment. Even though it is not a regular component presented in schools in the Cariri region of Paraíba, whether through Physical Education and/or Arts classes, in the field of Languages and Codes and its technologies, the Jornalista José Leal Ramos State School encourages students during the school's cultural presentations. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T15:37:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01 | - |
dc.date.available | 2019-08-01T15:37:26Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Dança e educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura corporal | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Dance and education | pt_BR |
dc.subject | Body culture | pt_BR |
dc.subject | Field Education | pt_BR |
dc.subject | Country School | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GONÇALVES, Maria Valdecia Batista. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The contents of body culture of movement: contextualizing dance in a rural school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Maria Valdecia Batista. Os conteúdos da cultura corporal de movimento: contextualizando a dança em uma escola do campo. 2017. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5280 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA VALDECIA BATISTA GONÇALVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdf | Maria Valdecia Batista Gonçalves TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2017. | 309.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.