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Title: Os herdeiros da costura: a lógica reprodutiva da escolarização por meio da necessidade.
Other Titles: The heirs of sewing: the reproductive logic of schooling through necessity.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Mesias Ramos de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Ivan Fontes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, José Marciano.
Keywords: Educação - Escolarização;Trabalho – Ramo da costura;Evasão escolar;Desigualdade social;Education - Schooling;Work - Sewing Branch;School dropout;Social inequality;Polo de confecções do Agreste de Pernambuco;Agreste de Pernambuco - Polo de confecções;Coxixola - PB - escolarização;Feiras de sulanca
Issue Date: 3-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Mesias Ramos de Sousa. Os herdeiros da costura: a lógica reprodutiva da escolarização por meio da necessidade. 2016. 84f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5283
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho investigou a causa de pessoas saírem da Escola para ingressar no mundo do trabalho, mais precisamente, no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano que tem se expandido nos últimos anos e chegou ao Cariri Paraibano. Nesse sentido, tencionei saber em que medida essa expansão tem alterado a configuração da escolarização do município de Coxixola e como tem se efetivado esses modos de atuação para a reprodução, que permeiam as práticas da relação trabalho-escola. Através duma abordagem exploratória, levantei dados primários, por meio de questionários preenchidos por trabalhadores do ramo da costura, que permitiram à pesquisa uma explanação do campo de estudo, vislumbrando a compreensão das relações de produção que tecem a vida escolar dos sujeitos advindos de camadas populares e qual sua relação com o mundo do trabalho. Ademais, ouvi esses agentes que por meio de suas vivências diárias narraram como se constrói diariamente esse aglomerado produtivo nos micro-espaços de trabalho, culminando numa lógica própria de atuação do Capital e de suas Instituições reprodutoras, sobretudo a Escola. A manutenção cíclica dos “herdeiros” se configura como ato primordial na consumação das reproduções societárias, cujas Instituições Educacionais manifestam expressamente espaços de aparelhamento dessa lógica. Assim sendo, busquei investigar como tem sido essa relação entre trabalho e educação na reprodução das desigualdades sociais, cujo resultado demonstrou a saída precoce em vista das necessidades que acompanha as classes populares, mantendo, dessa forma, uma atuação própria e recorrente de reproduções em sociedade.
Abstract: This study investigated the cause of people leaving the school to enter the world of work, more precisely, the Polo Agreste Pernambucano Clothing has expanded in recent years and reached the Cariri Paraibano. In this sense, I tensed know to what extent this expansion has changed the configuration of the school Coxixola municipality and how it has effected these modes of action for reproduction, that permeate the practices of work-school relationship. Through an exploratory approach, I raised primary data through questionnaires filled out by sewing branch workers, which enabled the search for an explanation of the field of study, glimpsing understanding of production relations that weave the school life of the subjects coming from popular classes and what their relationship to the world of work. Moreover, I heard these agents through their daily experiences narrated as if daily builds this production cluster in micro-spaces of work, culminating in a very logic of capital operations and their reproductive institutions, especially the school. Cyclical maintenance of "heirs" is configured as the primary act in the consummation of the corporate reproductions, whose educational institutions expressly manifest spaces rigging this logic. Therefore, I sought to investigate how has been the relationship between work and education in the reproduction of social inequality, the result showed the early exit in view of the needs that accompany the popular classes, keeping thus its own and recurrent activities of society reproductions .
Keywords: Educação - Escolarização
Trabalho – Ramo da costura
Evasão escolar
Desigualdade social
Education - Schooling
Work - Sewing Branch
School dropout
Social inequality
Polo de confecções do Agreste de Pernambuco
Agreste de Pernambuco - Polo de confecções
Coxixola - PB - escolarização
Feiras de sulanca
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5283
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

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