Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNEVES, M. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6478643492029730pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Ivan Fontes.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, I. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939602818173202pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Vilma Soares de Lima.-
dc.contributor.referee2MONTEIRO, José Marciano.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.neves-
dc.description.resumoO presente trabalho investigou a causa de pessoas saírem da Escola para ingressar no mundo do trabalho, mais precisamente, no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano que tem se expandido nos últimos anos e chegou ao Cariri Paraibano. Nesse sentido, tencionei saber em que medida essa expansão tem alterado a configuração da escolarização do município de Coxixola e como tem se efetivado esses modos de atuação para a reprodução, que permeiam as práticas da relação trabalho-escola. Através duma abordagem exploratória, levantei dados primários, por meio de questionários preenchidos por trabalhadores do ramo da costura, que permitiram à pesquisa uma explanação do campo de estudo, vislumbrando a compreensão das relações de produção que tecem a vida escolar dos sujeitos advindos de camadas populares e qual sua relação com o mundo do trabalho. Ademais, ouvi esses agentes que por meio de suas vivências diárias narraram como se constrói diariamente esse aglomerado produtivo nos micro-espaços de trabalho, culminando numa lógica própria de atuação do Capital e de suas Instituições reprodutoras, sobretudo a Escola. A manutenção cíclica dos “herdeiros” se configura como ato primordial na consumação das reproduções societárias, cujas Instituições Educacionais manifestam expressamente espaços de aparelhamento dessa lógica. Assim sendo, busquei investigar como tem sido essa relação entre trabalho e educação na reprodução das desigualdades sociais, cujo resultado demonstrou a saída precoce em vista das necessidades que acompanha as classes populares, mantendo, dessa forma, uma atuação própria e recorrente de reproduções em sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleOs herdeiros da costura: a lógica reprodutiva da escolarização por meio da necessidade.pt_BR
dc.date.issued2016-06-03-
dc.description.abstractThis study investigated the cause of people leaving the school to enter the world of work, more precisely, the Polo Agreste Pernambucano Clothing has expanded in recent years and reached the Cariri Paraibano. In this sense, I tensed know to what extent this expansion has changed the configuration of the school Coxixola municipality and how it has effected these modes of action for reproduction, that permeate the practices of work-school relationship. Through an exploratory approach, I raised primary data through questionnaires filled out by sewing branch workers, which enabled the search for an explanation of the field of study, glimpsing understanding of production relations that weave the school life of the subjects coming from popular classes and what their relationship to the world of work. Moreover, I heard these agents through their daily experiences narrated as if daily builds this production cluster in micro-spaces of work, culminating in a very logic of capital operations and their reproductive institutions, especially the school. Cyclical maintenance of "heirs" is configured as the primary act in the consummation of the corporate reproductions, whose educational institutions expressly manifest spaces rigging this logic. Therefore, I sought to investigate how has been the relationship between work and education in the reproduction of social inequality, the result showed the early exit in view of the needs that accompany the popular classes, keeping thus its own and recurrent activities of society reproductions .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5283-
dc.date.accessioned2019-08-01T15:53:08Z-
dc.date.available2019-08-01-
dc.date.available2019-08-01T15:53:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - Escolarizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho – Ramo da costurapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducation - Schoolingpt_BR
dc.subjectWork - Sewing Branchpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectPolo de confecções do Agreste de Pernambuco-
dc.subjectAgreste de Pernambuco - Polo de confecções-
dc.subjectCoxixola - PB - escolarização-
dc.subjectFeiras de sulanca-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEVES, Mesias Ramos de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe heirs of sewing: the reproductive logic of schooling through necessity.pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Mesias Ramos de Sousa. Os herdeiros da costura: a lógica reprodutiva da escolarização por meio da necessidade. 2016. 84f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5283pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MESIAS RAMOS DE SOUSA NEVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfMesias Ramos de Sousa Neves TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2016.1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.