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Title: Modelo de negócio social para o jogo Sério Caçaaedes.
Other Titles: Social business model for the game Serious Caçaaedes.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Mallu Tácilla Trigueiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Marcelo de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.
Keywords: Gamificação;Negócios sociais;Aedes aegypti;Gamification;Social business
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Mallu Tácilla Trigueiro. Modelo de negócio social para o jogo Sério Caçaaedes. 2016. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Pesquisa), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5284
???metadata.dc.description.resumo???: As doenças causadas pelos vírus cujo vetor é o mosquito Aedes Aegypti representam um dos principais exemplos de problemas sociais enfrentados pelo nosso país. Este trabalho visa propor um modelo de negócio social para o jogo sério CaçaAedes, criado pela Equipe do Atelier de Computação e Cultura da UFCG para ajudar a combater o Aedes Aegypti. Foi criado, a partir de pesquisa de campo realizada juntamente com a equipe de pesquisadores do Atelier, o Canvas de Modelo de Negócio deste jogo. Os dados das entrevistas realizadas com usuários e empreendedores em relação ao uso do CaçaAedes, indicam sua aceitação pela maioria como um bom motor de prática de empreendedorismo social além de um bom recurso pedagógico inovador nas escolas para o ensino-aprendizagem de temas relacionados à saúde pública e exercício da cidadania.
Abstract: The diseases caused by Aedes Aegypti vector represents an important social problem in Brazil.This work presents a social business model to the serious game CaçaAedes, developed by Atelier de Computação e Cultura research team from the UFCG to help fight Aedes Aegypti. A Busines Model CANVAS was created for the game. Results from tests with users (players) and entreprenneurs demonstrated that the game and the proposed social business model was approved to use it as an social entreprenneurship approach and to optimize blended learning procedures on public health themes.
Keywords: Gamificação
Negócios sociais
Aedes aegypti
Gamification
Social business
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5284
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