Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5285
Title: Métodos de avaliação a partir da ótica dos professores de sociologia no ensino médio.
Other Titles: Assessment methods from the perspective of sociology teachers in high school.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Raniele.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Katia Carina Mesquita da Cruz.
Keywords: Educação;Ensino Médio;Ensino de Sociologia;Education;High school;Sociology Teaching
Issue Date: 2-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Raniele. Métodos de avaliação a partir da ótica dos professores de sociologia no ensino médio. 2016. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5285
???metadata.dc.description.resumo???: A avaliação é um procedimento indispensável para o processo de ensino- aprendizagem, tornando imensa a responsabilidade de quem avalia e crucial para o desenvolvimento de quem é avaliado. Este trabalho versa na proposta de discutir sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino de Sociologia no Ensino Médio, mostrando como a avaliação vem sendo tratada pelo professor de Sociologia na escola pública EEEFM Prof. José Gonçalves de Queiroz, e também como o aluno compreende o que é avaliação. A discursão aqui tratada permeia a ideia de que a avaliação na disciplina de Sociologia deve ser construída de forma que o aluno passe a construir seu pensamento crítico e entender que avaliação de sua aprendizagem é importante para que sejam diagnosticadas as suas dificuldades e com isso aperfeiçoar-se cada vez mais no decorrer do desenvolvimento da disciplina. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mensurar como está sendo desenvolvida a avaliação na supracitada escola, bem como atestar a compreensão dos alunos quanto a real objetividade da avaliação. Como técnica de pesquisa foi utilizada a entrevista semiestruturada para os professores e questionários estruturados aplicados aos alunos. Por meio dessa pesquisa pode-se perceber que a avaliação, em específico, no Ensino da Sociologia, não é uma tarefa fácil, mediante ao pouco tempo que se é proposto para a disciplina e à falta de professores formados atuando na área. Dessa forma, fica explícito o grande desafio que o docente enfrenta na sua ação em meio ao processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Assessment is an essential procedure for the teaching-learning process, being a huge the responsibility for the one who evaluates and crucial to the development of whom is evaluated. This work approaches the proposal for discussing the learning evaluation in the Sociology teaching in high schools, revealing how the assessment has been treated by the Sociology teaching at the public school EEEFM Prof. José Gonçalves de Queiroz, and also how the students understand what evaluation is. The discussion in this work permeates the idea that the assessment in the Sociology subject should be constructed in a way that students could build their critical thought and could understand that the assessment of their learning is important in order to have their difficulties diagnosed and thereby they can increasingly improve their learning during the development of that school subject. Thus, this study aims to measure how it is being developed the assessment in the aforementioned school and certify the students' understanding about the real objectivity of the evaluation. As a research technique it was used a semi structured interview for teachers and structured questionnaires for students. Through this study, it could be noted that assessment, particularly in the Sociology teaching, is not an easy task due to the short time that is proposed for the subject and the lack of graduated teachers working in the area. Thus, it is explicit the big challenge that teachers face in their action at the process of teaching and learning.
Keywords: Educação
Ensino Médio
Ensino de Sociologia
Education
High school
Sociology Teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5285
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RANIELE PEREIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfRaniele Pereira TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2016.513.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.