Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.referee2PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumoO ensino de Geografia contribui para a apreensão do real e para o desenvolvimento de habilidades como analisar, investigar, descrever e argumentar os sentidos e significados do espaço geográfico e das relações sociais. Nesse sentido, este estudo apresenta como temática uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de Geografia da segunda fase do ensino fundamental. Apresenta como Objetivo Geral compreender como os recursos metodológicos contribuem para um ensino de Geografia crítico e que valorize o contexto vivenciado pelos discentes. Norteia, também, pelos seguintes objetivos Específicos: apresentar o percurso histórico do ensino de geografia nas escolas brasileiras; apresentar os conteúdos do livro didático de geografia do 9° ano do Ensino fundamental e sua utilização em sala de aula; verificar como o uso dos recursos didáticos e tecnológicos contribuem para um ensino de Geografia inovador e discorrer sobre a importância dos diversos recursos metodológicos no ensino de Geografia da Escola Santa Maria Gorete. A escolha da temática justifica-se pela possibilidade de conhecer os principais recursos metodológicos que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia da segunda fase do Ensino Fundamental, tendo em vista a diversidade de materiais existentes no contexto escolar, tanto didático quanto tecnológicos. Adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória em fontes de dados manuais como livros e monografias e em bancos de dados eletrônicos como Scielo e Google acadêmico. Utilizou-se, também, a observação como instrumento de pesquisa no intuito de enriquecer os dados colhidos. Compreende-se que este estudo fornece subsídio para um repensar do ensino de Geografia, onde a prática educativa possa favorecer uma valorização do verdadeiro objetivo dessa disciplina, que é formar cidadãos ativos e participativos e o objetivo da ciência geográfica que é compreender a relação entre o homem e o espaço. Nesse cenário, o espaço geográfico, ou seja, produzido a partir da relação homem-meio deve ser analisado e estudado através de perspectivas inovadoras e flexíveis, onde a adoção de novas habilidades seja ampliada pela disponibilidade dos recursos e métodos existentes na atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleUma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-03-14
dc.description.abstractThe teaching of Geography contributes to the apprehension of the real and to the development of abilities such as analyzing, investigating, describing and arguing the meanings and meanings of geographic space and social relations. In this sense, this study presents as an issue an analysis on the use of didactic and technological resources in the teaching of Geography of the second phase of elementary school. It presents as a General Objective to understand how the methodological resources contribute to a teaching of critical geography and that values the context experienced by the students. Norteia, also, for the following specific objectives: to present the historical course of the teaching of geography in Brazilian schools; present the contents of the didactic textbook of geography of the 9th year of Elementary Education and its use in the classroom; to verify how the use of didactic and technological resources contribute to a teaching of innovative Geography and to discuss the importance of the various methodological resources in the teaching of Geography of the Santa Maria Gorete School. The choice of the theme is justified by the possibility of knowing the main methodological resources that aid the teaching-learning process in the Geography classes of the second phase of Elementary School, considering the diversity of materials in the school context, both didactic and technological . Qualitative and exploratory bibliographic research in manual data sources such as books and monographs and in electronic databases such as Scielo and Google academic were adopted as a methodological course. It was also used the observation as a research instrument in order to enrich the data collected. It is understood that this study provides support for a rethinking of the teaching of Geography, where the educational practice can favor a valuation of the true objective of this discipline, which is to form active and participative citizens and the objective of the geographical science that is to understand the relation between the man and space. In this scenario, the geographic space, that is, produced from the man-environment relationship must be analyzed and studied through innovative and flexible perspectives, where the adoption of new skills is amplified by the availability of resources and methods that exist today.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5287
dc.date.accessioned2019-08-01T16:13:20Z
dc.date.available2019-08-01
dc.date.available2019-08-01T16:13:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Daniela de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the use of didactic and technological resources in the teaching of geography of the second phase of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationGOLÇALVES, Daniela de Oliveira. Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA DE OLIVEIRA GONÇALVES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfDaniela de Oliveira Gonçalves. TCC. Licenciatura em Geografia. 2016. 503.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.