Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVERAS, Q. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Antônio Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. G.pt_BR
dc.contributor.referee1SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.-
dc.contributor.referee1IDSIEBRA, S. S. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732301263739249pt_BR
dc.contributor.referee2MOREIRA, Vinicius Farias.-
dc.contributor.referee2IDMOREIRA, V. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481559213937969pt_BR
dc.description.resumoA ciência administrativa está relacionada, de um modo geral, com o conceito de empresa ou organização produtiva, e dentro da administração a área de recursos humanos tem o papel da gestão de pessoas, que ao longo dos tempos passou de operacional e burocrático para estratégico, curto prazo para longo prazo, administrativo para consultivo, foco na função para foco no negócio. Assim, clima organizacional compreende-se como o ambiente tanto social quanto psicológico (valores, atitudes e padrões de comportamento) que existe dentro de uma organização e que fomente o comportamento dos seus integrantes, e comprometimento organizacional trata do envolvimento, ou seja, de um relacionamento ativo que busca o bem-estar da organização. Neste sentido, o clima organizacional aliado ao comprometimento organizacional é que vai desenvolver um ambiente propício a satisfação ou insatisfação entre os integrantes da empresa. Por esta razão, a proposta de trabalho é de analisar o nível de satisfação dos colaboradores de uma concessionária de automóveis localizada no município de Campina Grande- PB. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi de levantamento e interpretação bibliográfica sobre o assunto e aplicação de questionário (ver anexo). Para as análises. Para obtenção dos objetivos propostos, foram aplicados dois questionários (um sobre clima e o outro sobre comprometimento organizacional), aos 10 colaboradores do setor administrativo da empresa.O conceito de clima organizacional abordava os seguintes fatores: liderança, ambiente interno, remuneração e recompensas, comunicação e condições de trabalho, conformidade e clareza. No conceito de comprometimento organizacional os aspectos tratados foram em três dimensões: instrumental, normativo e afetivo. Dos resultados obtidos dentro da noção de clima organizacional o fator liderança é um os pontos mais fortes na organização investigada, como também o fator conformidade e clareza. Por fim, a dimensão do comprometimento organizacional mais fortemente notado com os resultados foi à dimensão normativa, que traz à tona a permanência na empresa por um sentimento de obrigação moral. Foram detectadas algumas falhas de comunicação dentro da empresa, todavia, considera-se com estes resultados, que os colaboradores da organização encontram-se satisfeitos com as normas e com a forma em que a empresa gerencia e administra os recursos humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise da satisfação dos colaboradores de uma concessionária de automóveis no município de Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractAdministrative science is related, in general, the concept of business or productive organization and within the administration to the human resources department has the role of managing people, which over time became operational and bureaucratic for strategic, short- term to long-term, for administrative advisory, focused on function to focus on the business. Thus, organizational climate is understood as the environment both social and psychological (values, attitudes and behavior patterns) that exists within an organization who promotes the behavior of its members, and organizational commitment is the involvement, ie a active relationship that seeks the welfare of the organization. In this sense, the organizational climate combined with organizational commitment is going to develop an environment conducive to satisfaction or dissatisfaction among the members of the company. For this reason, the proposed work is to analyze the level of satisfaction of employees of a car dealership located in the city of Campina Grande-PB. The methodology used to conduct this study was to survey and interpretation literature on the subject and questionnaire (see Annex). For analysis. To achieve the proposed objectives were applied two questionnaires (one on climate and other organizational commitment), the 10 employees of the administrative sector of the company. The concept of organizational climate outlined the following factors: leadership, internal environment, compensation and rewards, communications and working conditions, compliance and clarity. The concept of organizational commitment aspects were treated in three dimensions: instrumental, normative and affective. The results obtained within the organizational climate concept of the leadership factor is the strongest points in the organization investigated, as well as the compliance factor and clarity. Finally, the dimension of organizational commitment more strongly noted the results was the normative dimension, which brings out the permanence in the company by a sense of moral obligation. some communication failures were detected within the company, however, is considered to these results, the organization's employees are satisfied with the rules and the way the company manages and administers human resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5289-
dc.date.accessioned2019-08-01T16:24:12Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2019-08-01T16:24:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectHuman resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVERAS, Quessia Liliane de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction analysis of employees of a car dealership in the city of Campina Grande - PB.-
dc.identifier.citationVERAS, Quessia Liliane de Melo. Análise da satisfação dos colaboradores de uma concessionária de automóveis no município de Campina Grande - PB. 2016. 44 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5289pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QUESSIA LILIANE DE MELO VERAS - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2016.pdfQuessia Liliane de Melo Veras - TCC Monografia Administração CH 2016.995.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.