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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5300
Title: | O trabalho com a variação linguística em sala de aula: registros de uma experiência na Escola do Campo Bento Tenório de Sousa. |
Other Titles: | Work with linguistic variation in the classroom: records of an experience at Campo Bento Tenório de Sousa School. |
???metadata.dc.creator???: | ALEXANDRE, Isadora Sousa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | NEGREIROS, Mônica Martins. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | DANTAS, Nadege da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ANDRADE, Valéria. |
Keywords: | Linguística;Escola do Campo;Sala de aula;Linguagem;Preconceito linguístico;Norma coloquial;Variação linguística;Livro didático;Língua escrita;Linguistics;Field School;Classroom;Language;Linguistic Prejudice;Colloquial norm;Linguistic Variation;Textbook;Written language |
Issue Date: | 21-Jul-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALEXANDRE, Isadora Sousa. O trabalho com a variação linguística em sala de aula: registros de uma experiência na Escola do Campo Bento Tenótio de Sousa. 2016. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5300 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Sustentados por uma concepção da heterogeneidade da língua, apoiada pelos estudos da Sociolinguística, e em busca de uma efetivação do trabalho com a variação linguística em sala de aula, objetivamos analisar o processo de ensino-aprendizagem desse fenômeno no Ensino Médio da Escola do Campo Bento Tenório de Sousa, localizada em Monteiro – PB. Nesta perspectiva, buscamos compreender como se desenvolve o trabalho com a variação linguística em sala de aula das três turmas do Ensino Médio, investigando aspectos abordados pelo livro didático além de observar elementos da oralidade dos alunos na interação com a professora. O trabalho apresentado surgiu a partir das vivências como bolsista, na referida escola, como também através de experiências em sala de aula na área de conhecimento linguagens e códigos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCG/CDSA. O trabalho teve uma abordagem quanti-qualitativa por meio da qual os dados coletados foram tabulados, explorados e quantificados a fim de procedermos à descrição dos resultados obtidos. A coleta de dados foi efetuada a partir da pesquisa de campo através da qual observamos as aulas de Língua Portuguesa dos três anos do Ensino Médio a fim de investigarmos como a temática da variação linguística era abordada, além de procurarmos conhecer a metodologia da Professora no trabalho com esta temática. Analisamos ainda os livros didáticos de Língua Portuguesa das referidas turmas e aplicamos um questionário direcionado aos alunos. Para o desenvolvimento do nosso trabalho e respaldo científico sobre o fenômeno da variação linguística nos apoiamos em teóricos como, Noam Chomsky (1980), Ferdinand Saussure (2006), Marcos Bagno (2002, 2004, 2007, 2011), Mário Eduardo Martellota (2011), Luiz Carlos Cagliari (2009), dentre outros. Depois de todo esse percurso teórico, por meio da pesquisa de campo e a análise dos dados coletados, foi possível constatar que ainda há uma distorção em conceitos básicos como língua e linguagem, como também há lacunas no trabalho com a variação linguística em sala de aula e no livro didático. Evidenciamos também o prestígio da norma padrão adotada pelos livros didáticos e pela escola, e a imposição de um modelo ideal de língua, relegando ao segundo plano as variedades linguísticas ainda muito estigmatizadas. Por último, percebemos que a noção do “erro” persiste e se fixa de forma equivocada, prevalecendo o preconceito linguístico em relação aos usos diferenciados da língua. |
Abstract: | Supported by a conception of the heterogeneity of language endorsed by Sociolinguistic studies, and in searching of an effective work with the linguistic variation in the classroom, this work aims to analyze the process of teaching and learning of that phenomenon in high school at the Rural School Bento Tenório de Sousa, located in Monteiro – Paraíba. In this regard, we seek to understand how the work with linguistic variation is developed in three classes of high school, investigating aspects addressed by the textbook, in addition to observing orality elements of the students in interaction with the teacher. This work has arisen from my experiences as a scholarship student, in that school, but also through experiences in classes of languages and codes area of knowledge in the Degree in Rural Education. The research had a quantitative-qualitative approach through which the data were tabulated, explored and quantified in order to proceed to the description of the results. Data collection was carried out through field research, in which it was observed Portuguese language classes at the three series of high school in order to investigate how linguistic variation has been addressed, but also to seek the teacher methodology at addressing that issue. It was also analyzed the textbooks of Portuguese language classes of the referred groups and a questionnaire was answered by students. For the development of this work and scientific support on the phenomenon of linguistic variation we rely on theorists as Chomsky (1980), Saussure (2006), Bagno (2002, 2004, 2007, 2011), Martellota (2011), Cagliari (2009), among others. After that entire theoretical path, through field research and data analysis, it was found that there is still a distortion on basic concepts such as language in general and a specific language, as well as gaps in the working with linguistic variation in the classroom and textbook. It was also evidenced the prestige of the standard variety of language adopted by textbooks and school, and the imposition of an ideal model of language, relegating to a secondary place the linguistic varieties which are still very stigmatized. Finally, it was noticed that the notion of “error” is persists and it is fixed wrongly prevailing linguistic discrimination in relation to the different uses of language. |
Keywords: | Linguística Escola do Campo Sala de aula Linguagem Preconceito linguístico Norma coloquial Variação linguística Livro didático Língua escrita Linguistics Field School Classroom Language Linguistic Prejudice Colloquial norm Linguistic Variation Textbook Written language |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5300 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
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