Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5301
Title: Processos de aquisição da escrita: uma análise de textos de adultos não escolarizados.
Other Titles: Writing acquisition processes: an analysis of texts of non-educated adults.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Ana Célia Nunes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BEZERRA , Jaqueline de Jesus.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA , Hérica Paiva.
Keywords: Aquisição da leitura;Método analítico e sintético;Níveis de Alfabetização;Reading Acquisition;Analytical and synthetic method;Literacy Levels
Issue Date: 30-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Ana Célia Nunes de. Processos de aquisição da escrita: uma análise de textos de adultos não escolarizados. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A capacidade de realização da escrita parte de uma construção ativa, uma habilidade técnica incitada pela necessidade de conhecimento e compreensão da natureza da linguagem que se fala a nossa volta. Nesse sentido, esta pesquisa prioriza o processo de aquisição da escrita em adultos não escolarizados, partindo da ideia de que esses sujeitos despertaram o desejo de adquirir outras habilidades, que não apenas a oral, para interagir melhor com o mundo que os rodeia. Por este viés, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o processo de aquisição da escrita em textos de adultos não escolarizados, a fim de entender como ocorre esse conhecimento da escrita alfabética ali presente. Inicialmente, discorremos sobre teorias do processo de aquisição da escrita; depois selecionamos o corpus da pesquisa; e, por fim, descrevemos aspectos do processo de aquisição da escrita presentes em textos de adultos. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos sobre a alfabetização de Ferreiro (1985), que abrangem ideais e dados oriundos da psicogênese, amparada nos fundamentos teóricos da psicolinguística e da hipótese de aprendizagem. E também buscamos apoio na abordagem da proposta de alfabetização para Freire (2006), que está ligada à cultura e faz parte da realidade do sujeito. Levando-se em conta o processo metodológico, nossa pesquisa se caracterizou como sendo etnográfica, seguindo uma abordagem qualitativa. Levantamos um universo de nove textos, entre os quais foram selecionados sete como corpus para análise, com a contribuição de cinco sujeitos. Utilizamos como instrumentos de pesquisa um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Como categorias de análise, voltamo-nos para: os métodos e níveis de alfabetização. Da análise, ficou evidente que os sujeitos, em seu processo de aquisição da escrita, usaram o método analítico, encontrando-se, no momento da pesquisa, nos níveis silábico alfabético e alfabético.
Abstract: The ability to use writing comes from an active construction, a technical skill driven by the need for knowledge and comprehension of the nature of the language spoken around us. Thus, this paper prioritizes the process of acquisition of writing in non-educated adults, starting from the idea that these subjects have developed the desire to acquire skills other than oral to better interact with the world around them. From this point of view, this paper has the main objective of analyze the process of acquisition of writing in non-educated adults’ texts, aiming to understand how the knowledge of the alphabetic writing in these productions occurs. Initially, we present theories about the process of acquisition of writing; afterwards, we select the corpus of research; in the end, we describe aspects of the process of acquisition of writing present on the adults’ texts. For this purpose, the paper is based on the studies about literacy by Ferreiro (1985), which cover ideals and data deriving from psychogenesis, backed by the theoretical foundations of psycholinguistics and the hypothesis of learning. We also use Freire’s (2006) approach of a proposition of literacy, which is linked to culture and is part of the individual’s reality. Regarding the methodological process, our research is characterized as ethnographic, Yfollowing a qualitative approach. We gathered a universe of nine texts, of which seven were chosen as the corpus for analysis, with the contribution of five individuals. The survey material used was a questionnaire with open and multiple-choice questions. The analysis categories chosen were the methods and the levels of literacy. From this analysis, it was evident that the individuals, in their process of acquisition of writing, used an analytical method, being at the syllabic-alphabetic and alphabetic levels in the moment of research.
Keywords: Aquisição da leitura
Método analítico e sintético
Níveis de Alfabetização
Reading Acquisition
Analytical and synthetic method
Literacy Levels
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5301
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CÉLIA NUNES DE LIMA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfAna Célia Nunes de Lima. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2017.1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.