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dc.creator.IDBRITO, S. M. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee1MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Claudia Gomes de.-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2922885697021371pt_BR
dc.description.resumoO consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleConsumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractCollaborative consumption is a new way to obtain, use and disposal, which is focused on sharing. Based on values such as sustainability, accessibility and collaboration, its essence is not in ownership of the property, but the benefit of access and the resulting experiences of trade. The objective of this work is to understand the collaborative consumption behavior, taking as sample users of coworking spaces. Thus, it was applied, together with members of 18 coworking groups found on Facebook, a questionnaire containing 27 indicators, distributed according to seven dimensions. To answer a Likert scale from 1 to 5 was used, representing alternatives ranging from "never" to "always" respectively. As a conclusion of the 72 questionnaires obtained, it was found that intrinsic and extrinsic motivators such as financial benefits, saving time, social identification, environmental awareness and flexibility to work in different locations have the same relevance in the decision to share a workspace . On the other hand, the fear of unavailability of space, as well as the inconvenience of having to search and book the desired location proved as limiting such collaborative practice. Trust initially expected as an inhibitor to sharing workspace, showed no significance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308-
dc.date.accessioned2019-08-01T20:57:03Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2019-08-01T20:57:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectCoworkingpt_BR
dc.subjectCollaborative consumptionpt_BR
dc.subjectSharingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Sara Mayana Honório de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCollaborative consumption: the behavior of Coworking users.-
dc.identifier.citationBRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308pt_BR
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