Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, D. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Marielza Barbosa.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911148381017689pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, H. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684527627469710pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Lúcia Santana de.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.description.resumoA aposentadoria é uma fase que vai ser vivenciada por todos e que traz diversas mudanças para a vida dos trabalhadores, é percebido que muitas organizações têm desenvolvido programas por perceberem que existe essa demanda preocupante e por atender a legislação vigentes. Os Programas de Preparação para Aposentadoria – PPA segundo Pazzim e Puga (2016) compreendem por um conjunto de ações e atividades que são implantadas para os futuros aposentados com o intuito de ajuda-los a se preparem para vida após aposentadoria. O objetivo desse trabalho foi de analisar a demanda para um Programa de Preparação para Aposentadoria – PPA na percepção dos professores da Secretaria da Educação do Município de Soledade-PB. Para isso, a pesquisa teve uma abordagem quantitativa e os meios de realização da pesquisa foi um estudo de caso onde foi aplicado um questionário adaptado de Quint (2010) aos professores do Município de Soledade-PB. A análise do estudo foi realizada a partir das informações obtidas na coleta de dados, sendo utilizada procedimentos da Estatística Básica, utilizando os métodos de porcentagem e frequência absoluta. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar que existe interesse dos pesquisados em participar dos programas e que existe uma demanda para isso. E foi compreendido também a importância dos Programas de Preparação para Aposentadoria a partir das respostas obtidas e o quanto eles são necessários para a prefeitura do Município de Soledade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titlePrograma de preparação para aposentadoria - uma análise da demanda na percepção dos professores do município de Soledade - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractRetirement is a phase that will be experienced by all and brings many changes to the lives of workers, it is noticed that many organizations have developed programs because they perceive that there is this worrying demand and to comply with the current legislation. The Retirement Preparation Programs - PPA according to Pazzim and Puga (2016) comprise a set of actions and activities that are deployed for future retirees with the purpose of helping them prepare for life after retirement. The purpose of this study was to analyze the demand for a Retirement Preparation Program (PPA) in the perception of the teachers of the Department of Education of the Municipality of Soledade-PB. For this, the research had a quantitative approach and the means of conducting the research was a case study where a questionnaire adapted from Quint (2010) was applied to the teachers of the Municipality of Soledade-PB. The analysis of the study was carried out from the information obtained in the data collection, using Basic Statistics procedures, using the percentage and absolute frequency methods. From the obtained results it was possible to identify that there is interest of the researched in participating in the programs and that there is a demand for it. And it was also understood the importance of the Retirement Preparation Programs from the answers obtained and how much they are needed for the municipality of Soledade.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5317-
dc.date.accessioned2019-08-01T23:30:37Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2019-08-01T23:30:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectProgramas de preparação para aposentadoriapt_BR
dc.subjectRetirementpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectRetirement preparation programspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Daiane Eduardo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRetirement preparation program - an analysis of the demand in the perception of teachers from Soledade - PB.-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Daiane Eduardo. Programa de preparação para aposentadoria - uma análise da demanda na percepção dos professores do município de Soledade - PB. 2018. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5317pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANE EDUARDO NASCIMENTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfDaiane Eduardo Nascimento - Relatório de Estágio Administração CH 2018717.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.