Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. S. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Marielza Barbosa.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911148381017689pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Lúcia Santana de.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee2FIRMO, Luciene Alencar.-
dc.contributor.referee2IDFIRMO, L. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem organizacional tem ganhado cada vez mais notoriedade e tem se transformado em um diferencial competitivo importantíssimo para as organizações que buscam se destacar em sua área de atuação. Uma das dificuldades enfrentadas nesse processo de aprendizagem é a relação com as diferentes gerações atuantes no mercado. Os estudos envolvendo a aprendizagem organizacional juntamente com a questão das gerações ainda é bastante escasso, logo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a aprendizagem organizacional na percepção das diferentes gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico, identificando características de gerações encontradas, processos de aprendizagem na perspectiva das gerações e preferência de aprendizagem das mesmas. Através de uma abordagem quantitativa, e caráter descritivo foi realizado um estudo de caso em uma empreiteira do setor elétrico da cidade de Campina Grande – PB. Para a pesquisa utilizou-se de um questionário adaptado de Mcdowell (2010, apud Collistochi et al 2012), em sua estrutura dividida em perfil dos respondentes e afirmações sobre aprendizagem organizacional, grupal e individual, de acordo com suas dimensões de compromisso com a aprendizagem, visão compartilhada e mentalidade aberta e preferências de aprendizagem dessas gerações. Os dados foram analisados com o auxilio da estatística básica e de excel para calcular a porcentagem de concordância para cada afirmativas. Identificou-se que na organização existem três gerações, a baby boormers a X e a Y e que elas não tem percepção muitos distintas entre si em relação ao processo de aprendizagem em seus níveis individual, grupal e organizacional, e do mesmo modo apresentaram poucas divergências entre si em relações as preferências de aprendizagem na organização. Pode-se ainda constatar que os funcionários independentes das gerações valorizam e preferem atividades em equipe que incluem uma interação mais efetiva entre todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractOrganizational learning has gained more and more notoriety and has become a very important competitive differential for organizations that seek to excel in their area of expertise. One of the difficulties faced in this learning process is the relationship with the different generations working in the market. The studies involving organizational learning along with the question of the generations are still very scarce, so this research aimed at analyzing the organizational learning in the perception of the different generations of employees of a contractor in the electric sector, identifying characteristics of found generations, learning from the perspective of the generations and learning preference of the generations. Through a quantitative approach, and a descriptive character was carried out a case study in a contractor of the electrical sector of the city of Campina Grande - PB. For the research, a questionnaire adapted from Mcdowell (2010, apud Collistochi et al. 2012) was used, in its structure divided into respondents profile and affirmations about organizational, group and individual learning, according to their dimensions of commitment to learning , shared vision and open mentality and learning preferences of these generations. The data were analyzed with the aid of basic statistics and excel to calculate the percentage of agreement for each statement. It was identified that in the organization there are three generations, the baby boomers to X and Y and that they do not have many perceptions of each other in relation to the learning process in their individual, group and organizational levels, and likewise presented few divergences between each other in relation to the learning preferences in the organization. It can also be seen that the generational employees value and prefer team activities that include a more effective interaction among all.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320-
dc.date.accessioned2019-08-02T00:28:30Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2019-08-02T00:28:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeraçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectGenerationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPerspectivept_BR
dc.subjectOrganizationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Edna Soraia Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOrganizational learning: an analysis from the perspective of the generations of employees of a Campina Grande / PB power contractor.-
dc.identifier.citationSILVA, Edna Soraia Pereira. Aprendizagem organizacional: uma análise na perspectiva das gerações de funcionários de uma empreiteira do setor elétrico de Campina Grande/PB. 2018. 58 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5320pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNA SORAIA PEREIRA SILVA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfEdna Soraia Pereira Silva - Relatório de Estágio Administração CH 2018340.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.