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dcterms.titleA study of the use of LMF wires in the attenuation of aeroelastic response phenomena in a flexible wing.pt_BR
dc.creator.IDSILVA NETO, O. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667252478624737pt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Raimundo Nonato Calazans.-
dc.contributor.advisor1IDDUARTE, Raimundo N. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888984510203323pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ARAÚJO, Carlos José de.-
dc.contributor.advisor-co1IDARAÚJO, C. J.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466801408291152pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Antônio Almeida.-
dc.contributor.referee2SIMÕES, Francisco José.-
dc.contributor.referee3SILVA, Roberto Gil Annes da.-
dc.description.resumoA busca por aumento no desempenho das aeronaves tem direcionado, entre outras coisas, ao aumento da razão de aspecto da asa e ao uso de materiais avançados; essas soluções tem levado ao aumento de flexibilidade, resultando em problemas aeroelásticos ‒ aeroelasticidade é a ciência que estuda os fenômenos provenientes das interações entre forças aerodinâmicas, elásticas e inerciais ‒. Nessa área, destaca-se o flutter, fenômenos aeroelásticos de estabilidade dinâmica. Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento em flutter de uma asa flexível com alta razão de aspecto com atuadores passivos de Ligas com Memória de Forma (LMF) submetida a um escoamento subsônico. Para isso fez-se o projeto, construção e testes de um modelo aeroelástico para ser ensaiado em túnel de vento, o desenvolvimento desse protótipo contou com uma abordagem numérico-experimental; finalizados os testes do modelo, fez-se a seleção e caracterização termomecânica do atuador; por fim, realizou-se os teste no túnel de vento. Os resultados obtidos mostraram que para determinadas disposições dos atuadores na asa o comportamento aeroelástico sofreu um ganho de desempenho bastante significativo como, aumento na velocidade crítica de ocorrência de flutter de aproximadamente 28%, entretanto, para outro arranjo observou-se uma diminuição de 15% na velocidade crítica. Com a análise dos resultados foi possível concluir que deve ser realizado um estudo minucioso do comportamento dinâmico do sistema sob efeito dos atuadores; além disso do efeito de cada arranjo deles na estrutura, para que assim o efeito desejado seja alcançado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subject.cnpqAeroelasticidadept_BR
dc.titleUm estudo do emprego de fios LMF na atenuação de fenômenos de resposta aeroelástica em asa flexível.pt_BR
dc.date.issued2016-12-16-
dc.description.abstractThe search for increase in the performance of the aircraft has directed, among other things, to the increase of the aspect ratio of the wing and to the use of advanced materials; These solutions led to an increase of flexibility, resulting in aeroelastic problems - aeroelasticity is the science that studies the phenomena arising from the interactions between aerodynamic, elastic and inertial forces. In this area, we highlight the flutter, dynamic stability aeroelastic phenomenon. In this context, this work aims to analyze the behavior of a flexible wing with high aspect ratio with passive actuators of Shape Memory Alloys (SMA) in flutter, submitted to a subsonic flow. For this, the design, construction and testing of an aeroelastic model was carried out to be tested in a wind tunnel, the development of this prototype counted on a numerical-experimental approach; After finished model tests, the thermomechanical selection and characterization of the actuator was done; Finally, the tests were carried out in the wind tunnel. The results showed that, for certain arrangements of the actuators in the wing, the aeroelastic behavior underwent a very significant performance gain as, an increase of approximately 28% in the critical rate of flutter occurrence. With the results analysis, it was possible to conclude that a detailed study of the dynamic behavior of the actuators and of the effect of each arrangement of them on the structure must be carried out so that the desired effect may be achieved.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/532-
dc.date.accessioned2018-04-30T18:14:28Z-
dc.date.available2018-04-30-
dc.date.available2018-04-30T18:14:28Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAeroelasticidadept_BR
dc.subjectFlutterpt_BR
dc.subjectAsa Flexívelpt_BR
dc.subjectLigas com Memória de Forma (LMFs)pt_BR
dc.subjectAeroelasticitypt_BR
dc.subjectFlexible Wingpt_BR
dc.subjectAeroelastic Controlpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA NETO, Orlando Tomaz da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study of the use of LMF wires in the attenuation of aeroelastic response phenomena in a flexible wing.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA NETO, O. T. da. Um estudo do emprego de fios LMF na atenuação de fenômenos de resposta aeroelástica em asa flexível. 2016. 164f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/532pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Mecânica.

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OLANDO TOMAZ DA SILVA NETO - DISSERTAÇÃO PPGEM 2016.pdfOrlando Tomaz da Silva Neto - Dissertação PPGEM 20164.64 MBAdobe PDFView/Open


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