Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331
Title: Conhecer para competir? Uma análise da gestão do conhecimento e da competitividade a partir da percepção dos colaboradores de uma indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba.
Other Titles: Know to compete? An analysis of knowledge management and competitiveness from employees' perceptions of a food industry located in the interior of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Julliany Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ABRANTES, Luciene de Alencar Firmo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
Keywords: Gestão do conhecimento;Fatores facilitadores;Vantagem competitiva;Knowledge management;Facilitating factors;Competitive advantage
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Julliany Silva. Conhecer para competir? Uma análise da gestão do conhecimento e da competitividade a partir da percepção dos colaboradores de uma indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba. 2018. 56 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Pesquisa), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331
???metadata.dc.description.resumo???: O conceito de gestão do conhecimento tem sido fortemente utilizado nas literaturas de gestão, pois ultimamente o conhecimento vem sendo reconhecido com um recurso de grande importância na geração e manutenção da vantagem competitiva. Muitas organizações passaram a reconhecer sua importância, e considerar uma outra forma de gerir o conhecimento contido nela. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores facilitadores (colaboração, confiança e aprendizagem) para gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva (desempenho organizacional e efetividade) de uma Indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba. A pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso em uma empresa de Alimentos, de caráter descritivo e exploratório, que busca analisar os dados de forma quantitativa. Os resultados deste estudo indicam que os fatores tidos como facilitadores (colaboração, confiança e aprendizagem) influenciam diretamente no processo de criação do conhecimento, sendo confiança mais significativa com média (8,92) na empresa estudada, bem como a criação do conhecimento (modelo SECI) por meio de algumas práticas, influencia na efetividade e desempenho da empresa, ficando assim evidente a relevância da prática da gestão do conhecimento para obtenção de vantagem competitiva.
Abstract: The concept of knowledge management has been heavily used in management literature, since lately knowledge has been recognized as a resource of great importance in the generation and maintenance of competitive advantage. Many organizations have come to recognize its importance, and to consider another way of managing the knowledge contained in it. This research aims to analyze the facilitating factors (collaboration, trust and learning) for knowledge management as a source of competitive advantage (organizational performance and effectiveness) of an industry in the food sector located in the interior of Paraíba. The research can be characterized as a case study in a Food company, of descriptive and exploratory character, that seeks to analyze the data in a quantitative way. The results of this study indicate that factors considered as facilitators (collaboration, trust and learning) directly influence the process of knowledge creation, with trust being more significant (8,92) of average in the company studied, as well as the creation of knowledge (SECI model) through some practices, influences the effectiveness and performance of the company, thus making evident the relevance of the practice of knowledge management to obtain competitive advantage.
Keywords: Gestão do conhecimento
Fatores facilitadores
Vantagem competitiva
Knowledge management
Facilitating factors
Competitive advantage
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULLIANY SILVA ALBUQUERQUE - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfJulliany Silva Albuquerque - Relatório de Estágio Administração CH 2018497.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.