Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1ABRANTES, Luciene de Alencar Firmo.-
dc.contributor.advisor1IDFIRMO, L. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee2CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.referee2IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.description.resumoO conceito de gestão do conhecimento tem sido fortemente utilizado nas literaturas de gestão, pois ultimamente o conhecimento vem sendo reconhecido com um recurso de grande importância na geração e manutenção da vantagem competitiva. Muitas organizações passaram a reconhecer sua importância, e considerar uma outra forma de gerir o conhecimento contido nela. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores facilitadores (colaboração, confiança e aprendizagem) para gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva (desempenho organizacional e efetividade) de uma Indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba. A pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso em uma empresa de Alimentos, de caráter descritivo e exploratório, que busca analisar os dados de forma quantitativa. Os resultados deste estudo indicam que os fatores tidos como facilitadores (colaboração, confiança e aprendizagem) influenciam diretamente no processo de criação do conhecimento, sendo confiança mais significativa com média (8,92) na empresa estudada, bem como a criação do conhecimento (modelo SECI) por meio de algumas práticas, influencia na efetividade e desempenho da empresa, ficando assim evidente a relevância da prática da gestão do conhecimento para obtenção de vantagem competitiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleConhecer para competir? Uma análise da gestão do conhecimento e da competitividade a partir da percepção dos colaboradores de uma indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe concept of knowledge management has been heavily used in management literature, since lately knowledge has been recognized as a resource of great importance in the generation and maintenance of competitive advantage. Many organizations have come to recognize its importance, and to consider another way of managing the knowledge contained in it. This research aims to analyze the facilitating factors (collaboration, trust and learning) for knowledge management as a source of competitive advantage (organizational performance and effectiveness) of an industry in the food sector located in the interior of Paraíba. The research can be characterized as a case study in a Food company, of descriptive and exploratory character, that seeks to analyze the data in a quantitative way. The results of this study indicate that factors considered as facilitators (collaboration, trust and learning) directly influence the process of knowledge creation, with trust being more significant (8,92) of average in the company studied, as well as the creation of knowledge (SECI model) through some practices, influences the effectiveness and performance of the company, thus making evident the relevance of the practice of knowledge management to obtain competitive advantage.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331-
dc.date.accessioned2019-08-02T02:14:54Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2019-08-02T02:14:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectFatores facilitadorespt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectFacilitating factorspt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Julliany Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnow to compete? An analysis of knowledge management and competitiveness from employees' perceptions of a food industry located in the interior of Paraíba.-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Julliany Silva. Conhecer para competir? Uma análise da gestão do conhecimento e da competitividade a partir da percepção dos colaboradores de uma indústria do setor alimentício situada no interior da Paraíba. 2018. 56 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Pesquisa), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5331pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULLIANY SILVA ALBUQUERQUE - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfJulliany Silva Albuquerque - Relatório de Estágio Administração CH 2018497.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.