Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5335
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017137144382394pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075219229606935pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Paulo da Costa.-
dc.contributor.referee2LIMA, Lígia Maria Ribeiro.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.bezerra-
dc.description.resumoUma das grandes preocupações da área de educação tem sido a baixa relação ensino-aprendizagem. Com isso, algumas ferramentas vêm sendo utilizadas em sala de aula para aumentar a eficiência da aprendizagem dos discentes. A metodologia Telessala aposta na tecnologia das aulas em vídeo para proporcionar a viabilização da conclusão da educação básica. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar a possível utilização desta metodologia no ensino da temática Economia Solidária em uma turma do projeto Alumbrar, dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Sumé-PB. Tal projeto tem como foco promover a correção do fluxo escolar de educandos com idade entre 13 e 17 anos. Para alcançar o objetivo da pesquisa, buscou-se identificar a relação entre a metodologia Telessala e o ensino da Economia Solidária, a partir de suas características, também presentes na prática pedagógica do projeto Alumbrar. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de campo, e de método qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, o qual foi aplicado aos educandos e à professora da referida turma. De acordo com a análise dos dados, concluiu-se que o projeto desenvolvido na perspectiva da metodologia Telessala trouxe inúmeras contribuições para a formação dos educandos, pois houve progresso tanto no âmbito pessoal e social, como no educacional. Sendo assim, percebeu-se que a metodologia utilizada no projeto é viável para o ensino da Economia Solidária, uma vez que proporciona uma alternativa para inserção no mundo do trabalho, bem como o fortalecimento da percepção de cidadania por parte dos discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleProjeto Alumbrar: ferramenta para correção de fluxo escolar com ênfase nos princípios da economia solidária.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractOne of the major concerns in education area has been low teaching-learning relationship. With this, some tools have been used in the classroom to increase learning efficiency of students. Telessala methodology bets on technology of video lessons to make feasible completion of basic education. Therefore, present work aimed to analyze possible use of this methodology in teaching of Solidarity Economy in a group of Alumbrar project, of final years of Elementary School, in a state school, in municipality of Sumé-PB. This project aims to promote correction of school flow of students aged 13 to 17 years. In order to reach objective of research, it was sought to identify relationship between Telessala methodology and teaching of Solidary Economy, based on its characteristics, also present on pedagogical practice of Alumbrar project. For that, it was used bibliographical and field research, and a qualitative method. For data collection, a semi-structured questionnaire was used, which was applied to students and to teacher of referred group. According to the analysis of data, it was concluded that project developed from perspective of Telessala methodology brought numerous contributions to formation of students, since there was progress in both personal and social as well as educational area. Thus, it was observed that methodology used in project is feasible for teaching of Solidary Economy, since it provides an alternative for insertion in the world of work, as well as strengthening of perception of citizenship by students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5335-
dc.date.accessioned2019-08-02T10:24:33Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T10:24:33Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProjeto ALUMBRARpt_BR
dc.subjectSolidarity economy  pt_BR
dc.subjectYouth and adult education  pt_BR
dc.subjectALUMBRAR Projectpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Rosicleide da Silva-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlumbrar Project: a tool for correcting school flow with emphasis on the principles of solidarity economy.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Rosicleide da Silva. Projeto Alumbrar: ferramenta para correção de fluxo escolar com ênfase nos princípios da economia solidária. 2017. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5335pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSICLEIDE DA SILVA BEZERRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfRosicleide da Silva Bezerra - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 20172.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.