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Title: Economia solidária como ferramenta no ensino de linguagens e códigos do programa Projovem Campo - Saberes da Terra no município de Sumé - PB.
Other Titles: Solidarity economy as a tool in the teaching of languages and codes of the Projovem Campo - Saberes da Terra program in the city of Sumé - PB.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Tanielba Lêla.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Lígia Maria Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.
Keywords: Educação;Economia solidária;Ensino de linguagens e código;Education  ;Solidarity economy  ;Language and code teaching
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Tanielba Lêla. Economia solidária como ferramenta no ensino de linguagens e códigos do programa Projovem Campo - Saberes da Terra no município de Sumé - PB. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5336
???metadata.dc.description.resumo???: O programa ProJovem Campo-Saberes da Terra visa oferecer qualificação profissional e escolarização a jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, ampliando o acesso à educação desta parcela da população historicamente excluída do processo educacional. A área do conhecimento de Linguagens e Códigos procura contribuir para ampliar a compreensão das práticas sociais, funcionando como um elo entre as áreas do conhecimento e os Eixos Temáticos trabalhados no Projovem. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo discorrer a respeito dos planejamentos feitos por professores da área de Linguagens e Códigos do Programa no município de Sumé-PB, tendo em vista a inserção do tema Economia Solidária como ferramenta para o ensino da supracitada área. Com isso, pretende-se verificar se os conteúdos referentes à Educação. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa-interpretativa, tendo envolvido duas docentes do Programa Projovem Campo-Saberes da Terra, do município de Sumé-PB, tendo como objeto de análise seus planos de aulas (Módulos I e II), buscando-se verificar como os conteúdos acima referidos são introduzidos nos seus planos, bem como o impacto que causam na formação da consciência crítica dos discentes voltada para o trabalho no contexto da Economia Solidária. Observou-se que as docentes inserem a Economia Solidária no cotidiano de suas aulas, colaborando para desenvolver nos educandos um interesse pelo cooperativismo, visto que tentam aproximar os conteúdos das disciplinas às necessidades dos alunos.
Abstract: ProJovem Campo-Saberes da Terra project aims to offer professional qualification and schooling to young family farmers aged 18 to 29 who have not finished elementary school, increasing access to education for this portion of population historically excluded from educational process. Area of knowledge of languages and codes seeks to contribute to broadening the understanding of social practices, functioning as a link between areas of knowledge and thematic axes worked in Projovem. Therefore, present work aims to discuss plans made by teachers of Languages and Codes area of Program in city of Sumé-PB, with a view to inserting topic Solidarity Economy as a tool for teaching aforementioned area. Purpose of this study was to verify if contents related to Education. It was used qualitative-interpretive research, in what two teachers of Projovem Campo-Saberes da Terra Program, in city of Sumé-PB, were involved, trying to verify how aforementioned contents are introduced in their plans (Modules I e II), as well as impact they cause in formation of critical awareness of students focused on work in the context of Solidary Economy. It was observed that teachers insert Solidarity Economy in daily life of their classes, collaborating to develop in students an interest in cooperativism, since they try to approach contents of disciplines to needs of students.
Keywords: Educação
Economia solidária
Ensino de linguagens e código
Education  
Solidarity economy  
Language and code teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5336
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

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